(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

sexta-feira, 20 de março de 2009

Pega fogo, Cabaré !!!

.
Encerrados o Primeiro e o Segundo Turno do Goianão 2009, em que as equipes do Grupo A enfrentaram as equipes do Grupo B, o que notamos foi um melhor desempenho das equipes do Grupo B, destacando-se Atlético e Goiás, que dispararam na frente dos demais.

O Terceiro Turno já teve sua primeira rodada realizada, sendo que as equipes do Atlético e do Goiás (do Grupo B) já acumularam pontos que os garantem na fase de semi-final, faltando conhecer quem será o primeiro e quem será o segundo colocado. Então, falta a definição dos dois primeiros do Grupo A, que se juntarão a Atlético e Goiás.

Neste Terceiro Turno, as equipes se enfrentam dentro de seus grupos, ou seja, cada partida “vale 6 pontos” (adoro essas frases do jargão do Futebol !).

A fórmula deste campeonato prevê o rebaixamento de quatro equipes, que serão aquelas que obtiverem, ao final dos três turnos, as quatro últimas colocações, considerando a pontuação geral, independente do Grupo a que pertencem. Hoje, estariam rebaixados: Aparecidense (7PG), Anápolis (9PG), Mineiros (15PG) e Trindade (15PG), sendo o primeiro vindo do Grupo B e os demais, do Grupo A. Destes, podemos considerar a Aparecidense e o Anápolis, praticamente, sem chances técnicas de reverter a situação. Contudo, para Mineiros e Trindade, estas duas equipes ainda podem sonhar com a classificação.

O interessante (faltando 4 rodadas para o encerramento do Terceiro Turno, portanto, cada equipe podendo somar ainda 12 Pontos) é que – se fizermos um exercício de combinações de resultados – há até a possibilidade do CRAC (atual líder do Grupo A, com 22 PG) vir a ser rebaixado.

Contudo, estando o Atlético e o Goiás no Grupo B e, considerando que estes são favoritos em três dos quatro jogos restantes (há o confronto direto, um clássico, em que não há como apontar o favorito), é grande a possibilidade de se reverter o quadro dos rebaixados, pois ao final do Terceiro Turno, podemos ter mais times rebaixados do Grupo B, que do Grupo A.

Domingo, teremos o jogo mais esperado do Campeonato, até o momento: o confronto Atlético x Goiás. Vamos ver o que acontecerá. Tentaram promover um “bate-boca” via microfone entre os técnicos PC Gusmão e Hélio dos Anjos...desnecessário, pois o jogo em si, pelo desempenho das duas equipes, já é um grande atrativo, que deverá levar um bom público ao Serra Dourada.

Para não fALar que não dei o meu pALpite, imagino que ambos os técnicos vão orientar suas equipes a jogar com cautela e, acredito que o primeiro tempo terminará 0 a 0. Talvez, no segundo tempo, teremos gols, mas estou sentindo cheiro de empate: 2 a 2.

Importante: esta previsão não foi feita pela consulta da “bôrra de cALfé”; este pALpite foi soprado via vento-Sul pelo Pai DinAL...


E eles? Chegarão a Semi-Final, ou irão diretamente para a Primeira Fase da Segundona? Difícil prever...

Vai pegar fogo !


AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: