(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Importante Vitória

.
Não interessa por quanto. Poderia ter sido por 1 a 0. Mas a vitória do Goiás por 4 a 0 contra a Portuguesa, no Serra Dourada, foi muito importante para as pretensões do Goiás na luta para se manter na Série A em 2009. Precisávamos vencer. E vencemos. Estamos novamente fora da GR!!!

No primeiro tempo, a Portuguesa até que foi ousada, com uma formação com três atacantes. O técnico Valdir Espinosa imaginava jogar nos contra-ataques para surpreender o Goiás. Hélio dos Anjos, desta vez não inventou, colocou o Goiás no 3-6-1 e o que vimos no primeiro tempo foi uma partida jogada no campo da Lusa. O meio-de-campo do Goiás não deixou os volantes da Lusa dominarem a bola.

A Portuguesa se segurava, ou os jogadores do Goiás estavam muito afoitos, tentando marcar logo o gol que insistia em não sair. Felipe, que entrou de titular no lugar de Paulo Baier, não produziu boas jogadas. O que fez de bom foi cobrar os escanteios, que defesa da Lusa conseguia interceptar. ALchei que o primeiro tempo terminaria empatado em 0 a 0.

Mas, eis que aconteceu o que todos nós – esmeraldinos – queríamos: no finalzinho do primeiro tempo, dois beques da Portuguesa bateram cabeça e Julio César – esperto – chutou para fazer 1 a 0.

Veio o segundo tempo e aconteceu o que a torcida da Portuguesa não queria: aos 4 minutos, Iarley chutou de fora da área, no ângulo, a bola ainda bateu no travessão, sem chances para o goleiro Sérgio. 2 a 0.

Daí, aconteceu o esperado: o ultrapassado técnico Espinosa promoveu alterações que deixaram a Portuguesa mais recuada, o Goiás continuou mandando na partida e a fragilidade da defesa da Lusa permitiu que Romerito e Julio César decretassem a goleada.

Vitória importante. Não por ter sido de goleada. Foi importante, pois o principal dever de casa é vencer uma equipe mais fraca.

Até o momento, de todas as equipes que o Goiás tinha enfrentado no Serra Dourada, as equipes mais fracas foram, na minha opinião pela ordem de "ruindade", o Ipatinga e o Atlético-MG. Depois que vi a Portuguesa jogar, ALchei a Lusa pior ainda.

Outra boa notícia é que vamos continuar fora da GR até a partida de Sábado contra o São Paulo lá no Morumbi. Serão mais 6 dias de sonho! Independente do resultado contra o Flamengo, quarta-feira, aqui no Serra Dourada. Já fiz o exercício de possibilidades e bastou anALisar o confronto Atlético-PR x Náutico. Um dos dois (ou ambos, se a partida ficar empatada) termina a Rodada 18 atrás do Goiás.

Finalizando, o técnico Hélio dos Anjos está corretíssimo na tentativa de recuperar o Paulo Baier. E, cá pra nóis, quem não quer ver o Paulo Baier jogando bem como no ano passado? Na partida contra a Lusa, Paulo Baier deu bons passes. Já é um bom recomeço. Apesar de que, ainda está batendo os escanteios no primeiro pau, mas para fora.

AL-Braços
AL-©haer

3 comentários:

Anônimo disse...

Mextre! Gostei da forma como são feitos seus comentários! muito bons! Porém não assisti esse jogo! O seu verdão possui um time "PESADO",eu simpatizo com o Goiás aqui no Centro-oeste,mas está triste assistir aos jogos.O time está sem velocidade,sem criação,parece time de "MASTER"(sem ofensas aos masters).Torço pro Goiás ficar na série A,mas não está apresentando futebol de Série A.

abrx (Olê PORCô)

AL-Chaer disse...

Grande Thiago "Vovô",

ObrigALdo pela visita!

Sua análise procede. O único jogador que "corre" no Goiás é o Vitor, mas eu gostaria de vê-lo, correndo, fora do meu time.

Não há outra saída. Para o Meu Goiás se manter na Série A, o esquema tem que ser este mesmo, o 3-6-1 do Hélio dos Anjos.

Se o time correr muito, desarticula a defesa. Então, deixa do jeito que tá pra ver como é que fica.

Sejamos justos: a dobradinha Júlio Cesar e Romerito pela esquerda tem sido o de melhor que o Goiás tem apresentado até o momento.

E, claro, o São Harlei realizando a incrível média de 3 milagres por partida.

AL-Braços
AL-Chaer

Anônimo disse...

E o que falar da vitória de ontem sobre o Flamengo, hein?
Méritos do Goiás, que vem se recuperando? Ou "ladeira abaixo" do Flamengo, que parece ter tomado uma surra e não consegue mais assimilar os golpes?
Abraços,
Joao Luis Amaral