(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

E a vida continua

Querida Leitorcedora! Querido Leitorcedor! Quanto tempo, hein?! É que eu completei 45 primeveras de Ipê Amarelo no dia 11 de agosto e – sabe, né? – resolvi tirar uma semana para reflexão...o resultado é que pouco vai mudar, mas para não falar que não tomei nenhuma decisão, nenhuma providência, troquei o espelho do banheiro, para refletir melhor.

Mas vamos ao que interessa. E o que interessa é que é uma bobagem esse negócio de dividir o Brasileirão e a Série B em Primeiro e Segundo Turno, como se tudo fosse diferente a partir da vigésima rodada. Em campeonato por pontos corridos, todas as partidas contam. Sabemos disto e não adianta querer abandonar o passado do Primeiro Turno. Se o futuro é incerto, o passado é imutável (tô filosófico! são os anos de convivência com o meu amigo Carlão...).

No Brasileirão, as equipes que alcançaram o topo da tabela, ao final do Primeiro Turno, é que vão disputar o título, enquanto que na Série B, aquelas que estão próximas do Corinthians é que têm reais condições de buscar as quatro sonhadas vagas para a Série A de 2009. Do outro lado, as equipes que pontuaram menos até o momento é que devem mesmo se espernear na luta contra o rebaixamento.

Há exceções? Até o momento, na minha opinião, tanto no Brasileirão, quanto na Série B, a única exceção é o Corinthians. Pois o que se pode afirmar é que o Corinthians vai conseguir retornar à Série A de 2009.

(Calma, Carlão! Daqui a pouco eu falo da Série C e do seu Dragão. Espera mais umas linhas...)

É Futebol. E Futebol é Futebol é Futebol é Futebol.

Será um desastre se o Corinthians não conseguir o acesso à Série A. Mas, já podemos duvidar se o Corinthians será mesmo o Campeão da Série B. Já no Brasileirão, estamos vendo o Grêmio dando passadas firmes (e botinadas! eles cometem muitas faltas!) rumo ao título, mas o caminho ainda é longo, de modo que se eu fosse torcedor do Cruzeiro ou do Palmeiras, eu não estaria vendo o Grêmio Campeão.

Há surpresas! Sim! Sinceramente, o que me surpreende – no Brasileirão – não é o fato de Santos e Fluminense estarem amargando este tempo todo na GR. O que me surpreende é o Botafogo ter vencido suas últimas 5 partidas. Foram 15 pontos ganhos e uma ascensão meteórica (olha o chavão aí gente!) chegando à quarta colocação. Isto é de dar ânimo até na torcida do Ipatinga. Eu disse Ipatinga?! Fui longe! Realmente o recente feito do Botafogo é algo raro em competição que alterna jogos em casa e fora, num campeonato tanto equilibrado.

O Meu Goiás tem experimentado dias de bonança, mas deve ficar atento, pois o perigo ainda não passou. Qualquer duas derrotas seguidas e o temor do rebaixamento voltará a rondar a minha cabecinha turca. O que o Goiás tem que fazer é vencer seus compromissos no Serra Dourada, especialmente contra as equipes inferiores. Foi o que aconteceu contra o Náutico. Além do Goiás ter mandado na partida o tempo todo, fazendo valer a superioridade técnica, antigos fatores externos contribuíram decisivamente para o sucesso: muito calor, baixa umidade e grama alta, os nossos maiores aliados em agosto e setembro, aqui em Goiânia. Não fosse a exigência da televisão, o Goiás deveria mandar seus jogos aos Domingos no Serra Dourada somente às 16h. As equipes do litoral “morrem” já no primeiro tempo.

Sobre o Vila Nova, depois de uma vitória maiúscula (essas expressões não me abandonam!) e convincente sobre o TODO PODEROSO TIMÃO, no Serra Dourada, provou um pouco do gostinho do G3 (já expliquei...mas vALe repetir: é G3 e não G4, pois uma das vagas é do Corinthians...), mas já está fora. Mas pode voltar a qualquer momento. A minha impressão é que o Vila Nova atingiu seu limite máximo, na competição. Se conseguir se manter, estará disputando a quarta vaga.

Eu diria, então, que Goiás e Vila Nova vão bem. Por enquanto.

E, por falar em quem vai bem, quem tem ido bem é o Atlético Goianiense, absoluto, invicto e a melhor campanha até o momento na Série C. Já está classificado para a próxima fase, com suas rodadas de antecedência, como eu tinha previsto ALqui.
.
(Chegou, Carlão! Aproveite essas letras, que elas são em sua homenagem.)

Tudo bem que o Atlético marcou 6 gols no Dom Pedro. Mas, conseguiu tomar 4. Se o placar tivesse sido 2 a 0 ou 3 a 1, estaria tudo dentro da normalidade. Mas este placar requer atenção. Mesmo que até agora não apareceu time em condições de vencer o Atlético-GO, uma defesa não pode se dar ao luxo de levar 4 gols em uma partida, pois nem sempre o ataque marcará 6 gols, para tirar a diferença. Até chagar a fase final (os 8 melhores enfrentando-se em turno e returno, disputando 4 vagas) o ACG tem que ter muita atenção. Na fase 3, ainda teremos grupos de 4 equipes disputando duas vagas. Uma derrota na próxima fase pode ser uma “novidade” que exigirá muita calma. Já na fase final, uma derrota não traria muito impacto, pois há mais partidas para se recuperar. Resumindo, a defesa do Atlético deve redobrar a atenção. Vencer por 1 a 0 já tá bão demais e ninguém fica desconfiado da sorte.

E, por falar em sorte, sorte nossa não termos levado de 5 de los hermanos. E, se não voltarmos de Pequim com a Medalha de Bronze, vai ficar mais feio, ainda. Mas, pra uma coisa, tá valendo: esse Dunga é mesmo um técnico Made in China. Via Paraguai.

AL-Braços
AL-©haer

Nenhum comentário: