(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Goiás 2 x 1 Flamengo

.
Historicamente, quando o Flamengo joga com o Goiás, aqui no Serra Dourada, parece que está jogando em casa, devido à quantidade de torcedores flamenguistas que comparecem. E não é somente torcedores de Goiânia e do Estado de Goiás. De Brasília, de Mato Grosso, do triângulo mineiro. Surgem flamenguistas de tudo quanto é canto. Impressionante!

Pouco mais de 41 mil presentes (visualmente dividindo as arquibancadas em duas metades, uma para cada torcida) viram uma partida curiosa. Curiosa em dois sentidos: primeiro, para ver AL vivo “esse Flamengo” que esteve por grande parte do Primeiro Turno na Zona G3 e até na cobiçada Zona G1, com certa folga; segundo, para ver se o Goiás conseguia vencer o Flamengo, que normalmente também tem muita sorte jogando contra nós.

Sobre o atual Flamengo, para começar, o seu técnico Caio Júnior não tem cara de técnico que vai ser Campeão Brasileiro. Caio Júnior tem cara de quem pode fazer o papel de um Harry Potter quarentão.

O time do Flamengo tem uma qualidade: com exceção de Obina (MEU DEUS!!! Esse é pior que o Vitor!!!) todos os jogadores do Flamengo são muito habilidosos com a bola nos pés. O time do Flamengo tem uma boa posse de bola e erra pouco os passes.

Mas, não precisa ser um expert para estabelecer uma estratégia para jogar contra o Flamengo. Primeiro mandamento: colar um volante no Ibson. Segundo mandamento: jogar bola nas costas de Leonardo Moura e Juan, na tentativa de diminuir as subidas destes excelentes alas. E, mesmo assim, fica difícil, dada a qualidade destes três jogadores. Em especial o Juan, que – seguramente – está entre os melhores jogadores do Brasileirão e, na História do Flamengo, não deixa a desejar para quem já teve por lá Júnior e Athirson.

O que está acontecendo com o "esse Flamengo" é que o time não tem equilíbrio emocional para agüentar a pressão de estar na G3, muito menos na G1. E, também não tem elenco, seus reservas são promessas das categorias de base, ainda inexperientes.

E, cá pra nóis, né?, time que tem Obina (?!) de titular...cêis tão brincando!


E vou dizer mais: se o Flamengo não conseguir segurar seus três mosqueteiros (Leonardo Moura, Ibson e Juan) para o Segundo Turno, a sua Imensa Torcida pode começar a se preparar para sofrer...a luta contra o rebaixamento não tá tão distante assim.

Quanto ao Goiás, o técnico Hélio dos Anjos fez tudo certinho: manteve o Paulo Baier de titular e colocou o time fechadinho, no esquema 3-6-1. E é assim que tem que ser. Contra o Flamengo, novamente, tivemos êxito. O Flamengo teve mais posse de bola durante toda a partida, mas não conseguiu marcar os gols. Marcou apenas um, de pênalti, numa jogada de craque de Juan, numa jogada de “bagre” de Vitor, pois a falta era desnecessária. ALiás, o Vitor é desnecessário.

E, ao final das contas, quem deu sorte desta vez foi o Meu Goiás. Com apenas um atacante, o Iarley, que ficou o tempo todo sozinho lá na frente, foi com o Iarley que marcamos os dois gols. O segundo gol, nos acréscimos, sem tempo de reação para o Flamengo.

Enquanto o Goiás custa a subir na tabela - mas sobe! - o Flamengo custa a parar de descer – e continua descendo...

Que o Goiás não vai ser Campeão, eu já sabia. Agora eu sei também que “esse Flamengo” não vai ser Campeão.

Quem é que fALou que o Flamengo ia ser Campeão?!

AL-Braços
AL-©haer

Nenhum comentário: