(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

domingo, 17 de outubro de 2010

Uma derrota anunciada (mais uma!)

O Atlético Paranaense era o favorito, sim, por todos os motivos que a gente viesse a enumerar. Eu estava com a esperança de que o Goiás pudesse arrancar um empatezinho lá na Arena da Baixada.

Mas quando eu vi a escalação, com Júnior (cuja particularidade é que sua idade é o tempo que ele consegue jogar em campo) e o Wellington Saci com a “10” (isso dói!), desanimei.

E à medida que a partida se desenrolava, o desânimo só aumentava, por ver que a equipe do Atlético Paranaense não era aquele “furacão” todo e que, mesmo equilibrando a partida (após sofrer o primeiro gol no início do jogo), o Goiás não chutava em gol. Aliás, chutou uma vez, no primeiro tempo, com Douglas que, em jogada individual, driblou o zagueiro e, dentro da área, “atrasou” a bola para o goleiro.

No segundo tempo, mesmo com as substituições feitas pelos dois treinadores, não se alterou o panorama do primeiro tempo. O Atlético Paranaense não conseguia ampliar e, como o Goiás não levava perigo ao gol deles, parecia que o time paranaense jogava para garantir a vitória parcial de 1 a 0, depois de três partidas seguidas sem marcar gols.

Inesperadamente, numa jogada despretensiosa, um cruzamento da direita (quase um balão) para a área do Goiás. A bola desceu na outra ponta da pequena área. A bola parecia fácil para o nosso lateral Douglas, mas Iván Gonzáles subiu mais, ganhou de cabeça e a bola encobriu Harlei.

Daí para o final da partida, o óbvio: o técnico Sérgio Soares recuou o Atlético Paranaense e o técnico Jorginho quase entrava em campo, tentando motivar o Goiás para o tudo-ou-nada.

Notei o Jorginho muito nervoso. Diferente de seu habitual. Talvez, arrependido (muito!), por não ter optado pela formação com três volantes, que teve êxito – recentemente – contra o São Paulo, lá no Morumbi.

O curioso é que o Goiás até que pressionou bastante no final da partida, chegando a dar um susto no time paranaense: diminuiu com Rafael Moura aos 37 minutos e quase empatou nos acréscimos, com Felipe batendo uma falta que passou rente à trave.

Mas a “reação” veio tarde demais e a derrota, anunciada lá na escalação, confirmou-se.

Resultado normal. E esperado.

Até quando o Jorginho vai insistir com o esse Wellington Saci? Com a “10”?!!! Isto chega a ser uma afronta!!!

AL-Braço
AL-©haer 

Nenhum comentário: