(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O peso de uma Sul-Americana e os demais “pesos”

O curioso desta Sul-Americana de 2010 é que, dos quatro times brasileiros que disputam as oitavas de final, três deles (Avaí, Atlético-MG e Goiás) correm sério risco de rebaixamento no Brasileirão; a outra equipe é o Palmeiras.

Hoje tivemos as partidas de ida para Avaí, Atlético-MG e Goiás. Enquanto Atlético-MG e Goiás receberam em casa os adversários Independiente Santa Fé (Colômbia) e Peñarol (Uruguai) respectivamente, o Avaí viajou para o Equador para enfrentar o Emelec. Na semana que vem, é a vez de Atlético-MG e Goiás viajarem. Ou seja, além destes três times brasileiros não estarem literalmente “bem das pernas” (nem na tabela do Brasileirão, nem no preparo físico), o “prêmio” adquirido para participar desta Sul-Americana acaba tendo um peso muito grande, pelo momento em que passam estas três equipes.

Coincidentemente, na próxima rodada do Brasileirão, Atlético-MG e Avaí se enfrentam lá em Minas. Já o Goiás viaja para enfrentar o Atlético-PR lá em Curitiba. Na rodada subsequente, o Goiás recebe o Avaí no Serra Dourada, depois de enfrentar o Peñarol lá no Uruguai. Já o Atlético-MG voltará da Colômbia para jogar o clássico contra o arqui-rival Cruzeiro.

Convenhamos, é uma “jornada turística” incompatível para com o futebol, o preparo físico e o momento psicológico destas três equipes, Avaí, Atlético-MG e Goiás.

Sinceramente, não há como fazer apostas de como estarão estas equipes daqui a duas semanas. Nem em qual a situação estarão tanto no Brasileirão, quanto na Sul-Americana.

Pelos resultados de “ida” das oitavas da Sul-Americana, o Atlético-MG sai em vantagem, por ter vencido em casa por 2 a 0. O Goiás também venceu, mas foi por 1 a 0, apenas. Somente o Avaí perdeu, mas foi por 2 a 1 e o gol marcado fora de casa faz com que uma vitória por placar mínimo no jogo de volta classifique o time de Santa Catarina para as quartas de final.

Já no Brasileirão, os confrontos Atlético-MG x Avaí e Goiás x Avaí são “jogos-chave” para as pretensões destas equipes na sequência do campeonato.

Friamente falando, estes jogos da Sul-Americana em paralelo com os confrontos diretos do Brasileirão, podem resultar num “desastre” definitivo para estas três equipes.

A gente fica pensando que – no Brasileirão - está mais difícil para o Avaí, que enfrenta Atlético-MG e Goiás fora de casa. Mas, pode acontecer o contrário. O Avaí se fecha e Atlético-MG e Goiás ansiosos, com o tempo passando se o gol não sai, podem ser surpreendidos pelo Avaí, nos contra-ataques. Jogando junto de sua torcida, a pressão para cima de Atlético-MG e Goiás é muito maior.

Pesará o preparo físico e o controle emocional. Qualidades que, neste 2010, “passam longe” de Avaí, Atlético-MG e Goiás.

Outro peso importante nesta fase, será o “peso” dos técnicos. O Avaí acaba de estrear mais um técnico, Vagner Benazzi, tradicional em equipes de Série B. Jorginho, pelo Goiás, já treinou o América-RJ e, recentemente, foi “conselheiro” do Dunga, que – se enriqueceu o bolso – não enriqueceu currículo. No Atlético-MG, o Dorival Júnior é aquele que tem mais resultados importantes, que foram suas recentes passagens vitoriosas por Vasco da Gama e Santos.

É difícil distribuir todos estes “pesos” na balança. O certo é que esta Sul-Americana vai “pesar” muito para Avaí, Atlético-MG e Goiás.

O resultado disto tudo, só daqui a 11 dias, para conferir.

AL-Braço
AL-©haer 

Um comentário:

Anônimo disse...

Se,

Se o Goiás e os demais tivessem preparo físico, seria ótimo uma competição á mais. Testaria-os.

Se o Goiás e os demais tivessem bons reservas, seria o momento de mostrarem o seu valor.

Se o Goiás e os demais tivessem planejamento saberiam dosar os jogadores e o desempenho.

Mas infelizmente o único "se" que eu conheço é o "se fudeu" !

Forte abraço,

do COBRA