(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Adiamento...milagre?

Ainda não foi nesta rodada que o Meu Goiás carimbou o passaporte com seu visto B1. Visto de turista, pois neste Brasileirão de 2010, o Goiás parece que veio a passeio. Um verdadeiro passeio para os adversários.

É Futebol. E Futebol tem lógica, mas às vezes é inacreditável.

Pela lógica, o time do Goiás deve ir mesmo para a Série B. Mas, o inacreditável aconteceu hoje no Serra Dourada: veio jogar aqui o time do Vitória-BA, que mostrou um futebol inacreditavelmente inferior ao do Goiás, que não jogou absolutamente nada. De todas as partidas que vi neste ano, sem dúvida, esta partida entre Goiás e Vitória-BA foi a pior de todas. Nenhuma das equipes merecia vencer. A equipe visitante, porque veio a campo para não perder. E o Goiás, “mandante” (com menos de duas mil testemunhas), sem Tolói e sem Felipe – contundidos – sequer chutava em gol. Mais uma vez, “São” Harlei fez um milagrinho dos seus e salvou o que seria o gol do Vitória, na única vez que o time baiano chutou a gol com chances de marcar.

Já eram 30 minutos do segundo tempo, quando eu já contabilizava apenas um pontinho para o Goiás, pois tudo indicava que a partida terminaria 0 a 0, o que seria mais justo. Bernardo, que entrara no lugar de Jadílson, em jogada individual, avançou pelo meio e, ao invés de penetrar na grande área, resolve “plantar” e o zagueiro que o acompanhava “caiu na armadilha”: foi só encostar no Bernardo e este se jogou no solo; o árbitro marcou falta, que o mesmo Bernardo cobrou com perfeição, no ângulo, sem defesa, o que seria o gol da vitória do Goiás.

Os demais resultados contribuíram para que o Goiás ainda possa fazer contas. Além de deixar o time do Vitória a perigo, o Atlético-MG perdeu para o Inter, o Grêmio Prudente perdeu para o São Paulo, o Avaí empatou com o Flamengo e a vitória do Ceará sobre o Guarani manteve o time de Campinas mais vulnerável. Até a vitória (brilhante e inesperada) do Atlético Goianiense sobre o Corinthians – em pleno Pacaembu com mais de 20 mil “loucos” – com direito a pedido de demissão do técnico Adilson Batista foi boa para as pretensões do Goiás, porque o afastamento do Corinthians da primeira colocação e a turbulência que se instala no Timão, pode conduzir a uma situação em que, na última rodada, o Corinthians venha jogar contra o Goiás, sem chances de conquistar o título. Quem sabe, das 5 vitórias que o Goiás tem que conquistar, uma delas seja exatamente contra um Corinthians desmotivado. Ou seja, o torcedor mais otimista diria que faltam apenas 4 vitórias e dois empates em 8 partidas (desconsiderando a partida contra o Corinthians, que já seriam “favas contadas”).

E, de preferência, quais seriam estas 4 vitórias? Deveriam ser contra o Avaí e Grêmio (em casa) e contra Grêmio Barueri Prudente e Atlético-MG (fora). Convenhamos, não vai ser fácil vencer o Grêmio aqui no Serra Dourada (esse Jonas desembestou a marcar gols e a chorar), como não será nada fácil vencer o Atlético-MG lá, a não ser que o Galo Mineiro já esteja matematicamente clssificado para a Série B, pois o enfrentaremos na penúltima rodada.

E quais seriam os dois empates? Contra o Santos, aqui no Serra Dourada? Pouco provável. Ainda acho que o Santos vai “aprontar” para os times de cima da tabela. Contra o Fluminense, lá no Rio? Difícil. Sobraram Atlético-PR e Palmeiras, na casa deles. Empatar com o Palmeiras não é tão difícil assim. Mas enfrentar o Atlético-PR lá na “Bombonera tupiniquim” é complicado.

Se analisarmos friamente, um time que entra com o Wellington Saci com a “10” só pode estar de sacanagem com a minha paciência. Mas é Futebol. E, se não temos jogadores, pelo menos resta a esperança de que o Sobrenatural de Almeida entre em campo, como entrou hoje naquela falta que Bernardo converteu e nos demais resultados que foram favoráveis ao Goiás.

Fiz uma simulação e, apesar de que a primeira conta de 45 Pontos Ganhos livra uma equipe do rebaixamento, sem depender de outros resultados, podemos ver uma equipe se salvar com apenas 42 Pontos Ganhos. Ou seja, ao invés de faltar 17 Pontos Ganhos, pode ser que faltem apenas 14, que seriam 4 vitórias e 2 empates para o Goiás conseguir o milagre.

Milagre.

Só um milagre mesmo!

AL-Braço
AL-©haer 

Nenhum comentário: