(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Uma vitória importante do ACG

Gostei de ouvir o técnico René Simões, após a belíssima e incontestável vitória por goleada do Atlético Goianiense sobre o Palmeiras de Felipão, São Marcos, Valdívia e Cia. lá em São Paulo. Muito equilibrado (sua marca registrada), René Simões enalteceu o trabalho dos seus comandados, especialmente no posicionamento do setor defensivo, mas disse que o objetivo a ser alcançado ainda não veio, pois o ACG ainda está lá embaixo da tabela. Com prudência, falou que agora é pensar no próximo confronto, e assim por diante, um de cada vez.

A vitória foi uma surpresa? Sim. Mas, analisando toda a partida, sem comparar os elencos, o que se viu foi um Atlético Goianiense muito mais eficiente, em campo e, desta vez, os gols saíram: três gols de Elias, que voltou a jogar o futebol de suas melhores apresentações.

O que tenho observado é que o Atlético Goianiense tem jogado melhor fora de casa. E a justificativa é simples: no campo do adversário, o ACG fica mais atento com o setor defensivo, setor este em que o René Simões tem insistido para com o posicionamento, especialmente com a proteção da zaga pelos volantes. Outro ponto importante, que já tínhamos percebido no empate contra o Internacional, é que o time do Atlético Goianiense, com a recuperação da posse de bola, tem feito ligações em diagonal para os atacantes e laterais, sem que todos subam desordenadamente para o ataque. Na partida contra o Botafogo, este erro foi cometido várias vezes, o que facilitou para o adversário vencer a partida nos contra-ataques. Nesta partida contra o Palmeiras, viu-se que o técnico René Simões já conseguiu melhorar significativamente a estrutura defensiva do ACG.

Isto deve ser mantido – também – nas partidas aqui no Serra Dourada. O ACG não pode pensar que vai decidir os jogos com todos jogadores saindo para o ataque desordenadamente. Isto até que dava muito certo na época em que o ACG disputou as Séries C e B. Mas, na Série A é diferente.

Sabemos que a caminhada do ACG para se livrar do rebaixamento será uma caminhada difícil e com muita ansiedade. Mas parece que o estilo psicólogo do René Simões já começa a surtir efeito lá no ACG.

Como dizem os chineses: “uma longa caminhada começa com o primeiro passo”.

Pelo que vi, fiquei com o sentimento que este primeiro passo foi dado com esta excelente vitória do ACG sobre o Palmeiras. E, de “lambuja”, o ACG deixou a incômoda e humilhante posição de lanterna, o que já é bastante significativo para a retomada da auto-estima dos jogadores.

Foi bonito, ACG !!!

Neste momento em que o Futebol Goiano é motivo de chacota, esta ótima apresentação do Atlético Goianiense pode até servir de exemplo e incentivo para os outros times goianos se aplicarem mais.

Vamos ver.


AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: