(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Melhorou um pouco

Apesar de que o Meu Goiás não conseguiu vencer o Palmeiras, aqui no Serra Dourada, ainda tenho esperanças de que - agora nos meados de novembro – estejamos fora da zona de rebaixamento, esta situação incômoda em que hoje nós – esmeraldinas e esmeraldinos – padecemos.

Não dá para afirmar por quanto tempo o técnico Leão ainda comandará o Goiás. Eu, particularmente, acho que o Leão já conseguiu muito com o elenco que tem. Vejo que ele insiste com alguns jogadores, mas é porque não há opções mesmo. E, parece que o Leão tenta dar mais oportunidade a jogadores que ainda não renderam o que se esperava deles, para que os jogadores adquiram (e recuperam) a confiança. Mas, infelizmente, alguns já chegaram no seu “limite técnico”, o que vimos com Wellington Saci, Wellington Monteiro, Carlos Alberto, Rafael Moura e Éverton Santos.

Foi acertada a contratação do lateral Júnior. Experiente (e não podemos perder o controle emocional), conduz bem a bola, o que melhora a qualidade do passe e, por conseguinte, a posse de bola. Realiza bons cruzamentos para a área, em jogadas de linha de fundo, o que sempre é uma boa jogada. Ajuda o meio de campo. É um jogador para se juntar ao Bernardo na armação das jogadas e, se tivéssemos outro lateral esquerdo, poderia vir a ser opção como jogador de meio de campo.

Apesar de que o Leão perde a paciência com o lateral Douglas no segundo tempo, devemos insistir com a recuperação técnica deste “prata da casa”. Douglas ainda está recuperando o ritmo de jogo. Tem potencial. Já mostrou isto na seleção Sub-20. O que precisa é de um meia mais habilidoso para jogar próximo do Douglas e fazer “um-dois” pela direita. Eu colocaria Bernardo mais pela direita nesta função e Romerito junto ao Júnior, lá do outro lado.

Nossos volantes, quando Leão entra com três (Jonílson, Amaral e Welligton Monteiro), não estão bem posicionados em campo. Eu deixaria Wellington Monteiro de fora e entraria com Romerito, mais à frente de Jonílson e Amaral. Com a ressalva: quando Amaral subir para o ataque, Jonílson guarda posição junto a Tolói e Ernando, e vice-versa.

Está mais que óbvio que Felipe tem que ser titular deste time. E seu companheiro de ataque tem que ser Pedrão.

É bem verdade que o time do Palmeiras se encolheu no segundo tempo, quando o Goiás partiu para cima, tentando o empate. Nem poder de contra-ataque vimos neste time do Felipão, quando o Leão foi para o “tudo-ou-nada” com três atacantes – Felipe, Otacílio Neto e Pedrão – e com Romerito para alimentar as jogadas de ataque.

O empate ficou de bom tamanho, porque – mesmo com a superioridade nas estatísticas – o Goiás só exigiu do goleiro palmeirense em alguns chutes do Felipe. E o esforço acabou sendo recompensado no finalzinho, com o gol de empate, em falha tripla de dois zagueiros e o goleiro. Uns dizem que o gol foi do Amaral, de cabeça. Outros falam que foi gol contra de Marcos Assunção.

Ainda estamos na zona de rebaixamento, mas já melhorou um pouco. Já não se morre de raiva com o deficiente Wellington Saci em campo. E, quando Éverton Santos ficar de fora, vai melhorar mais ainda.

O elenco é limitado. Eu sei. Vamos ver até quando o Leão vai aguentar.

AL-Braço
AL-©haer

pêésse: na próxima terça-feira, será anunciado um novo patrocinador para o Goiás. A única ressalva que faço é quanto à “nova cor da lata” deste patrocinador: vermelha...TOC-TOC-TOC

Nenhum comentário: