(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

E o São Paulo é TRI

.
É o TRIcolor do Morumbi, TRI-CAMPEÃO nos campos deste Brasil, HEXA (agora, ÚNICO, sem discussão) da História dos Brasileirões.

Apesar de que, nesta edição de 2008, tivemos emoção até a última rodada, para a definição do Campeão, em campeonato por pontos corridos todos jogos valem: desde o primeiro até o último.

E se formos ALém e tomarmos os três últimos anos da história do Brasileirão, o São Paulo é uma equipe que tem ensinado como vencer esta competição. Tudo lá no São Paulo é muito bom: o centro de treinamento, o planejamento, a preparação, a organização, o estádio, um grande elenco (nos dois sentidos, na quantidade e na qualidade) e um ótimo técnico. Sem falar no poder econômico. É de impressionar para qualquer adversário entrar em campo e jogar contra um São Paulo que tem um jogador que traz nas costas o número 44, de titular. Ou seja, o São Paulo tem quase cinqüenta jogadores inscritos em condição de jogar. E bem.

ALchei que o São Paulo não venceria o Goiás. E não era opinião apaixonada de torcedor, não. ALchei que os jogadores do Goiás entrariam em campo com toda a determinação, pela “vitrine” que foi “o Jogo da TV” para milhões de brasileiros e – também – para o exterior, enquanto que o São Paulo, precisando do empate, jogaria mais cauteloso.

Mas não. O que eu vi foi um São Paulo extremamente aplicado e eficiente, que não deixou o Goiás jogar Futebol.

A equipe do São Paulo iniciou a partida pressionando a saída de bola da equipe do Goiás. O Goiás chegou a ter a oportunidade de marcar um gol, nas poucas vezes que Richarlyson se distraiu na quase perfeita marcação ao Paulo Baier: Vitor fez boa jogada pela direita, cruzou rasteiro para a pequena área, Paulo Baier passou da bola e ainda tentou marcar “de letra”; a bola apenas sofreu um pequeno desvio na sua trajetória e Fausto, de carrinho, chegou atrasado, sem conseguir empurrar a bola para o gol, já com Rogério Ceni batido no lance. Que eu me lembre, em toda a partida, foi a única investida do Goiás realmente com “perigo de gol”.

E veio o gol do São Paulo. Não podemos ficar lamentando o impedimento não assinalado. O gol foi irregular. Sim. Mas, o que se viu, depois, foi o São Paulo anular completamente a equipe do Goiás. Mas não foi somente isto. O São Harlei fez uns três milagres. A história da partida mostra que, se o gol do São Paulo fosse anulado, pelo impedimento, a partida terminaria 0 a 0, pois – no segundo tempo – o Goiás praticamente não passou da intermediária e, o único time que buscava o gol era o São Paulo, parando nas defesas do Harlei.

Fiquei irritado, principalmente, no segundo tempo. O Muricy Ramalho montou um esquema que destruía todas as jogadas do Goiás. Cheguei a contar: os jogadores do Goiás não conseguiam trocar mais de quatro passes; a bola era recuperada e o São Paulo saía em contra-ataques rápidos e, se não fosse mais uma extraordinária atuação do Harlei, o Goiás teria sido goleado no Bezerrão.

Falar que o Grêmio “fez a sua parte” (vencendo o Atlético-MG), mas o Goiás não fez a parte dele (que seria vencer o São Paulo), isto não faz justiça aos acontecimentos. Pois o que realmente aconteceu foi que o Grêmio estava a 11 pontos de diferença com relação ao São Paulo e tínhamos outros três à frente do São Paulo (Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro). Estes quatro times foram tropeçando nas suas próprias pernas pelo caminho da reta final, enquanto que o São Paulo “atropelava por fora”. E, depois que o São Paulo atingiu a primeira colocação, não saiu mais de lá. Resultado: São Paulo Campeão! Foi a equipe que mais venceu (21, junto com o Grêmio); foi a equipe que menos perdeu (5); terminou com a segunda marca de Gols Pró (66, um gol a menos que o Flamengo); terminou com a segunda marca em Gols contra (36, um gol a mais que o Grêmio); e teve o maior Saldo de Gols (30, com o Grêmio em segundo, com 24).

Indiscutível!

TRI-Campeão (consecutivo) e ÚNICO.

HEXA ÚNICO.

Time ÚNICO.

AL-Braço
AL-©haer
.
pós pôsti:
.
no mês de outubro, escrevi dois comentários, em que sinALizava a conquista do campeonato pelo São Paulo; para reler, nos endereços:
.
(texto do dia 13 de outubro)
.
(texto do dia 28 de outubro)
.
é a minha porção "Mãe DinALh" que não me deixa mentir...muito!
.

Nenhum comentário: