(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

sábado, 28 de junho de 2008

"Bôrra de cALfé"



Foi minha Avó árabe, Mãe de Meu Pai, quem me ensinou a ler a "Bôrra de Café". Lembro-me como se fosse no dia 26 de Dezembro de 1970. Estávamos passando as festas de final de ano na casa dela, em Araxá-MG.

No meio daquele ano, eu tinha assistido pela TV à final da Copa de 70. Lembro-me como se fosse no dia 21 de Junho daquele ano. Teve um bolão, na casa de uns amigos de Meu Pai. ALpostei Brasil 4 x 1 Itália. Ganhei sozinho! Era tanto dinheiro, que Meu Pai achou que eu não devia receber. AfinAL, todos perderam e Meu Pai achou aquilo meio injusto. Minha Mãe falou:

"-Vai lá! Recebe, sim, Filho. Você ganhou. O dinheiro é dele, Lelé!"

Lelé era o apelido (carinhoso) de Meu Pai.

Então, eu comprei uma bola de futebol, oficiAL, das grandes; dei de presente uma boneca para minha irmã e dei todo o restante da grana pra minha Mãe. Só sei que, por um mês, teve refrigerante todo dia lá em casa.

Mas voltando ao Natal daquele ano, eu tinha pedido à Minha Avó, que me ensinasse a ler a "Bôrra de Café". Ela disse que me ensinaria, mas antes me perguntou o que eu estava querendo saber.

"- Vó, eu quero prever os resultados de uma partida de Futebol."

Estava sentado à mesa, enquanto Minha Vó fritava uns quibes. Os primeiros que ficaram prontos, ela os retirou da frigideira, colocou num prato de porcelana, jogou manteiga de leite derretida por cima, pegou a cesta com pães sírios e me serviu.

"- Come, meu filha."

Explico: Minha Avó trocava os gêneros, o que é comum quando os árabes falam o Português. Os árabes, também trocam o "p" pelo "b". A razão disto eu aprendi anos depois, quando estudava árabe e minha professora (Laila... ah!..uma marroquina nascida em Casablanca..."-Play it once, Sam. For the old times"...) me falou que o som de "p" não existe nesse idioma.

"- Brecisa comer muito. Fica furte. Estuda muito pra ser dutôr. Abosta (pessoAL, ela estava dizendo "aposta", viu?) não leva coisa boa. Você boa de conta. Vai ser Engenheira."

"- Mas, Vó, eu quero ganhar na Loteria Esportiva!"

"- Guarda dinheira. Melhor que loteria. Seu Vô berdeu um loja abostando na Brasil contra o Uruguai em 50..."

"Me ensina...Vó"

Minha Avó levantou as mãos para os céus e disse umas palavras em árabe. "Allah" eu entendia (da musiquinha de carnaval) e eu vi que ela falava com Deus.

Então, Minha Avó foi coar um café, sem usar o coador. Eu comia os quibes, mas não via a hora do café ficar pronto.

Naquele dia ela me ensinou que, para ler a "Bôrra de Café", tem que usar uma xícara de porcelana, destas de chá. As pequenas, de café, não servem. Achei estranho. Se tinha que ser na xícara de chá, porque – então – os árabes não inventaram a Leitura do Chá? Também, não discuti. Lembrei - na hora! - que chá não tem bôrra.

O café tem que ser feito sem coar. Serve-se o café e bebe-se aos poucos, para a bôrra ir sedimentando nas paredes e no fundo da xícara. Entre um gole e outro, tem que fazer movimentos giratórios com a xícara, como se estivesse ajudando o café esfriar. Um pouco de bôrra começa a ficar na superfície lateral interna da xícara. No final, deixar uma pequena quantidade de café no fundo. A partir daí, já está quase no ponto de começar a "leitura".

Precisa de um pires. Coloca-se o pires sobre a xícara, segurando o conjunto com as duas mãos. Aí chega o momento mais difícil. Tem que colocar o conjunto (xícara-pires) de cabeça para baixo e retornar à posição original. Tudo muito rápido (eu já fiz muita bagunça lá em casa, quando comecei a prALticar...). Então, retira-se o pires de cima da xícara e faz-se a "leitura propriamente dita" da Bôrra de Café. É assim.

Fiz esta introdução, somente para vocês saberem que há uma metodologia séria e específica para o ofício da leitura da "Bôrra de Café".

Mas Minha Avó me disse que tem que concentrar muito antes. Tem que estar calmo, respirar e fixar-se no assunto que interessa à "leitura". E me avisou:

"- Filha, cuidado! Cuidado com o que vai ler. Se o assunta for coisas da coração e coisas da Futebol, melhor bedir broteção de Allah!"

* * *


Ontem, Gláucia e eu fomos a um restaurante árabe. Minha Mãe está viajando e eu fiquei com saudades dos quibes dela. E lembrei-me de Meu Pai. E lembrei-me da Minha Avó. E lembrei-me de muitas coisas...

Pensei: quAL seria o pALpite de Meu Pai para o jogo de hoje entre o NOSSO GOIÁS e o Vitória?

Olhei para o copo da Gláucia:





Tempo depois...



Não. De-fi-ni-ti-va-men-te, NÃO! Eu não podia cometer esta heresia de "ler a espuma da cerveja".

E pedi um café...árabe! Urgente!





Leitura da "Bôrra de cALfé":

"Hoje, na partida Viria x Goiás, um dos times não vai marcar gols. Numa das faces internas, perto da asa da xícara, apareceu um "V". Isto significa que haverá Vitória, de um dos lados."



AL-Braços
AL-©haer




7 comentários:

Fábio Benitez Corrêa disse...

aaaaaaaaaaahhhhhhhhhh ...

Mas um blog que eu não posso deixar de ler.

Culpa do Torero e do seu ótimo texto ....

Sucesso ...

[]s

Anônimo disse...

Meu Deus, digo, Allah!
Deu mesmo vitória do Vitória, por 3x0... Eu pergunto, Al Chaer: que borra é essa? (por favor, leia SEM sotaque árabe). Confesso que não consegui enxergar direito o V no canto da xícara, mas sua leitura foi perfeita!
Um belíssimo texto e, claro, fabulosa previsão!
Parabéns. Joao Luis Amaral.

Anônimo disse...

Eh! Viva a borra de café!! Viva a "segundona 2009" do moché!! Viva os 4 x 2 do Vascão contra o Ipatinga (tbém já na segundona 2009). Pau no Esmeralda!! Pau no Eurico!! Viva o Dinamite!!

Ps. Faz um post em homenagem ao Eurico.

AL-Chaer disse...

Fábio,

Então, "plizzzzzz", não deixe de ler!!!

E a regra ALqui é a seguinte:

- se o texto não ALgradar, a cuLpA é da indicALção do Torero;

- se o texto é ótimo, "sabemos que a escoLhA da companhia é uma opção do navegador; fazemos o melhor para ALgradar; esperamos merecer a escoLhA de vocês em nossos próximos vôos".

ObrigALdo pela pALavras!

AL-Braços
AL-Chaer

AL-Chaer disse...

Caríssimo João Luis Amaral,

Primeiramente, "você é dos meus" !!!

"que borra é essa?" (SEM sotaque árabe)...ri demais ALqui !!!

Sobre a leitura/previsão, infelizmente para mim, que sou doente pelo Goiás, a "Bôrra de cALfé" ALpontava para um resultado adverso...às vezes eu torço para que a "Bôrra de cALfé" se engane...às vezes, "leio" a "Bôrra de cALfé", mas não dou bola para o que ela quer dizer...coisas de torcedor apALxonado...

Grande AL-Braço
AL-Chaer

AL-Chaer disse...

Para os demais Leitorcedores, há que se explicar o tom da mensagem do nobre "Bávaro", a saber:

1. "moché" é a maneira depreciativa com que os demais torcedores de Goiânia se referem ao MEU GOIÁS;

2. "Esmeralda" é o nome de meu TIME DE BOTÃO, ou melhor, atendendo à denominação oficiAL aprovada em setembro de 1998 pelo então CND (Conselho Nacional de Desportes), o Futebol de Botão foi reconhecido com esporte com o nome de Futebol de Mesa.

3. Pau no Eurico: CONCORDO!

4. Viva o Dinamite: CONCORDO!

5. Ainda é cedo para apontar os rebaixados...mas o nobre "Bávaro" tem razão ao apontar os fortíssimos candidatos, dentre eles, por enquanto, o Ipatinga e o MEU GOIÁS...

6. Sobre o post em homenagem ao Eurico, eu devo escrever um em homenagem ao DINAMITE...

7. Esse "Bávaro" é "GENTE FINA"...Pai da lindinha Laura Augusta...ALmigo meu de longa data...seu único defeito é torcer para o vASCO...mas ninguém é perfeito...

AL-Braços
AL-Chaer

Anônimo disse...

Chaer, vc ainda vai me matar de rir!!
Leio o Torero e me divirto, leio o Blog do Lelê e acho ótimo, agora vem vc com essa imaginação!!
Agora, q decepção pra sua avó vc tentando ler a espuma de cerveja rsrs... SEM COMENTÁRIOS!! rsrs