(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

sábado, 8 de outubro de 2011

O Sonho do Prof. Moura

Moura é meu colega de Profissão. É Professor do Departamento de Matemática e Física da PUC-Goiás. Moura tem um segundo curso: é Engenheiro Civil. Foi meu aluno. Moura é goleiro. Já jogamos muita bola juntos. Um bom goleiro, ágil e corajoso, o que não impediu que eu marcasse meus gols nele, nestes mais de vinte anos de convivência.

Moura é também esmeraldino. Entende muito de futebol e sempre quando nos falamos, o assunto – invariavelmente – é o Nosso Goiás.

Mas o Moura é mais que um torcedor. Mesmo com a sua lucidez (repito, ele entende de futebol), Moura é um dos torcedores mais otimistas que eu já vi.

Enquanto eu já tinha “jogado a toalha” desde o primeiro turno desta Série B, o Moura sempre falava que o Goiás conquistaria a vaga para a Série A, ainda neste ano.

Estávamos na terceira rodada do segundo turno (era o jogo contra o ASA), quando Moura me chamou no estacionamento da PUC-GO e disse:

- Mestre (é assim que ele – carinhosamente – me chama), hoje começa a reação.”

Eu, que já tava de saco cheio desta Bezona, respondi:

“- Moura, só se for a reação para não cair para a Série C.

Senti que o Moura ficou meio decepcionado comigo...segui para meu carro e ele seguiu seu caminho.

Nos encontramos, novamente, hoje, antes do jogo do Goiás contra o Criciúma, quando Moura insistiu:

- Mestre, vamos ganhar do Criciúma e vamos subir, ainda neste ano!

Perguntei:

- Subir, como? Moura, nós temos que levantar as mãos para o céu e ajoelhar no milho se conseguirmos fugir do rebaixamento!

E Moura foi enfático:

- Se ganharmos as 10 partidas que faltam, a gente sobe!

Fiz uma conta rápida:

- Moura, se ganharmos todas as 10, chegamos a 63 pontos!

Moura emendou:

- Com 63 pontos, SOBE!

Eu respirei fundo e falei:

- Moura...não sobe! Vai faltar um pontinho. Tem que fazer 64.

Ele ficou um pouco pensativo...não falou mais nada e seguiu caminhando. Eu também segui para minha sala.

Agora, depois de mais uma vitória do Goiás, sobre o Criciúma, resolvi “prestar mais atenção” nas contas do Moura, focando os últimos 9 confrontos que restam para o Goiás.

Já pensou se o Goiás conseguir vencer o Vitória, fora de casa? E se o Goiás, vencer – também – o Americana, aqui no Serra? Já seriam 4 vitórias seguidas...imagina se o Goiás seguir vencendo o Sport, fora de casa?

Depois, três jogos fácies de vencer no Serra, contra Duque de Caxias, “eles” e São Caetano.

Na reta final, Bragantino, fora, Icasa no Serra e Guarani, fora.

Gente, tô “coçando” para entrar dentro do Sonho do Moura!

(mas, chegaríamos a 20 Vitórias...e nas minhas contas iniciais, o número mágico tem que ser 21)

Moura, é melhor a gente se salvar da Série C...já pensou o que será do nosso coração se o Goiás conseguir vencer as últimas 9 partidas e terminar na quinta colocação?

Como é que a gente vai dormir em paz, se isto acontecer?

Mas, se por acaso, o pessoal lá de cima começar a empatar vários jogos, talvez dê para subir com 63 pontos ganhos e 20 vitórias.

Já pensou?

(Moura, precisamos conversar...URGENTE !!!)

AL-Braço
AL-©haer

3 comentários:

Sonia Salim disse...

Que tal sonhar junto com o Moura? Não custa nada... rs E depois, o Moura deve ter sido um aluno muito aplicado, senão você não estaria assim com a pulga atrás da orelha. Será que as contas dele está correta? Bem que esse sonho poderia virar realidade, não é mesmo, AL-Chaer? rs
Sorte para vocês!
Abraços!

@soniasalim

CANTO GERAL DO BRASIL (e outros cantos) disse...

AL,
E eu precisava ter vindo te ler: belo texto, amigo...
Quanto ao meu Galo mineiro, acho que só Mestre Telê daria jeito: ms aí já é um sonho maior que o do Moura...

Abraço de Minas,
Pedro Ramúcio.

Gustavo Pereira disse...

Segundo um site chance de gol http://chancedegol.uol.com.br/brb11.htm é quase certo que sobe com 63. O problema é conseguir vencer os 9 jogos. Infelizmente, acho que o sonho acaba na próxima rodada.

Abraço
Gustavo