(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Flamengo: Bipolar? Ou tá parando?


Caríssima Leitorcedora, Caríssimo Leitorcedor, acompanhe os três itens abaixo:

1. O Flamengo que venceu o Santos, no antológico 5 x 4, em plena Vila Belmiro, pela 12ª. Rodada do Brasleirão (pouco mais da metade do primeiro turno)

Felipe; Léo Moura, Welinton (Davi), Ronaldo Angelim, Junior Cesar; Willians, Luiz Antonio (Bottinelli), Renato, Thiago Neves e Ronaldinho; Deivid (Jean).

2. O Flamengo que, no sábado passado, venceu o Ceará, por 1 a 0, lá no Presidente Vargas, em Fortaleza

Felipe; Léo Moura, Alex Silva, Welinton, Junior Cesar; Airton, Bottinelli (Maldonado), Renato,Thiago Neves (Negueba);  Ronaldinho Gaúcho (expulso), Deivid  (Diego Mauricio)

3. O Flamengo que foi goleado – hoje ! – por 4 a 0 pelo Universidad de Chile, no Engenhão, Rio de Janeiro

Felipe; Galhardo (Jael), Welinton, Davi, Júnior César; Airton (expulso), Willians, Bottinelli (Renato); Thiago Neves, Ronaldinho Gaúcho, Deivid (Maldonado)


Agora, analisem comigo:

- As três escalações acima são, praticamente, as mesmas;

- Ronaldinho Gaúcho (a sensação do time nesta temporada) atuou nestas três partidas;

- Thiago Neves (que é um ótimo jogador) também atuou nestes três confrontos;

- Felipe, um bom goleiro, também jogou estas partidas;

- Bottinelli, que é habilidoso e corre bastante, também esteve presente nestes jogos.

Considerando que o Flamengo, no Brasileirão, está distante apenas 3 pontos do líder, isto significa que o Flamengo está disputando o título.

Será que o Universidad de Chile é uma equipe tão superior à do Flamengo? Extrapolando: será que, se o time chileno estivesse disputando o Brasileirão, seria líder isolado e com folga?

Se o time do Flamengo não está nem aí para a Sulamericana, então, por que a equipe entrou quase completa, para enfrentar o Universidad de Chile? Melhor seria ter escalado um time misto, poupando as estrelas para a reta final do Brasileirão. Talvez um time “reserva” não teria protagonizado tamanho vexame, pois os reservas – quando entram – querem “mostrar serviço”.

Foi um vexame, que poderia ter sido pior, não fosse a péssima atuação do árbitro. Era para ter sido de 6 ou 7. Do jeito que o time do Flamengo jogou, 4 a 0 até que ficou barato.

Resta confirmar se os jogadores do Flamengo só estão “pensando” mesmo no Brasileirão.

E, mesmo que estejam focados apenas na reta final do Brasileirão, uma derrota como esta para o Universidad de Chile perturba. Perturba muito. Na próxima partida do Brasileirão, o time do Flamengo entrará mais pressionado a vencer, para continuar na briga pelo título e apagar a memória desta goleada aplicada pelo time chileno. E os adversários não temerão tanto, porque, se este time chileno - que está longe de ser um Barcelona - venceu fácil o time do Flamengo, outros times vão também gostar de vencer o Flamengo.

Ou este time do Flamengo é bipolar, ou a verdade é que vai demorar para a equipe assimilar o duro e cruel golpe desta goleada sofrida.

Na minha opinião, com esta derrota para o Universidad de Chile, o Flamengo deu adeus às suas reais chances de se sagrar Campeão do Braslireirão de 2011.

Acho que o time do Flamengo está parando.

Sem essa de “Bonde sem Freio”. 

Outro dia, essa história de “Bonde sem Freio” deu a maior merda lá no Bairro de Santa Teresa....


AL-Braços
AL-Chaer

Nenhum comentário: