(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Brasileirão na curva final


A penúltima rodada pode ser comparada a uma curva, enquanto que a última rodada será – realmente – a reta final.

A duas rodadas do encerramento do Brasileirão – Serie A – resolvi fazer umas simulações de resultados e, realmente, muita coisa ainda pode acontecer.

Antes de comentar sobre uma das simulações, é óbvio que o time do Corinthians é o que tem mais chances de se sagrar Campeão, ainda mais depois desta vitória sobre o Atlético-MG, de virada! – num jogo dramático e épico, com direito a um golaço do Adriano no finalzinho da partida. Não, o gol em si não foi daqueles mais bonitos, não! O que foi bonito foi a jogada em si. Ver o contra-ataque do Corinthians (já com os jogadores cansados, pois estávamos no final da partida), Emerson dá uma arrancada de uns 40 metros e faz um lançamento para o Adriano – que se posicionou corretamente, para receber a bola em condição legal –; ver o Adriano, pesado, dar suas passadas largas e alcançar a bola já no meio da grande área, sem que a defesa conseguisse acompanhá-lo e, quase sem ângulo, ver o Adriano chutar, tirando o suficiente do alcance do bom goleiro do Atlético-MG, com a bola indo bater na rede lateral, dentro do gol.

Mas, voltemos às simulações. De todas que fiz, uma delas foi a mais “curiosa”, cujos resultados determinantes tanto para se definir o Campeão, quanto para se determinar os rebaixados, seriam os seguintes:

- Na ponta de cima da tabela

Corinthians: perde para Figueirense, fora de casa e perde o clássico para o Palmeiras;
Vasco: perde para Fluminense e perde para o Flamengo;
Fluminense: vence a partida contra o Vasco e também, contra o Botafogo.

Vocês já devem ter feito a continha de cabeça: Fluminense Campeão !!!

- Na parte de baixo da tabela

Bahia: empata com o Santos, fora de casa e perde para o Ceará, lá na Bahia;
Atlético-PR: vence o América-MG, fora de casa e vence o clássico contra o Coritiba;
Cruzeiro: perde para o Ceará, fora de casa e vence o clássico contra o Atlético-MG;
Ceará: vence o Cruzeiro e vence o Bahia;
Atlético-MG: perde para o Botafogo, em casa e perde o clássico contra o Cruzeiro.

Agora, a continha de cabeça é mais complicada, mas – com esta combinação de resultados – Cruzeiro e Atlético-MG se juntariam a América-MG e Avaí, ou seja, os três times de Minas estariam rebaixados para a Série B de 2012.

Claro que isto é apenas um exercício de possibilidades, não de probabilidades.

Em se tratando de probabilidades, vê-se que não são grandes as chances termos os três times de Minas rebaixados.

Contudo, quanto aos “candidatos” ao título, se o Figueirense (que jogará completo, em casa, contra o Corinthians na penúltima rodada) quiser uma vaga para a Libertadores, terá que vencer esta partida. Se o Figueirense vencer, desestabilizará o Timão para a última partida, o clássico contra o rival Palmeiras e, caso o Palmeiras vença o clássico, o resultado seria normal. Com relação ao Vasco, tudo pode acontecer nos clássicos que tem a disputar: uma derrota para o Fluminense e outra para o Flamengo seriam “resultados normais”. O Fluminense vencer o Botafogo, também é um resultado normal, por ser um clássico. Vejam só que não está “muito difícil” de acontecer um Bi-campeonato para o time das Laranjeiras.

E é óbvio que, dependendo das “derrapadas” na próxima curva (a penúltima rodada), muita coisa pode mudar já para a “arrancada” na “reta final”.

Vamos ver de que lado estarão a competência, a sorte, e os erros de arbitragem nas duas últimas rodadas...

AL-Braços
AL-Chaer

Nenhum comentário: