(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Barcelona 2 x 2 Milan


A boa notícia é que a Champions League / edição 2011-2012 começou. E começou com um Clássico: Barcelona x Milan, no Camp Nou lotado !!!

Futebol é engraçado...o Barcelona teve 69% de posse de bola e foi castigado com o empate do Milan, no último minuto. Mas é por isto que o Futebol é este vício apaixonante !!!

O Milan não tinha o Ibra, contundido. Não ver o Meu Ídolo em Full-HD, deixou o espetáculo meio sem graça.

O time do Barcelona é – sem dúvida – o time que joga o Melhor Futebol do Planeta. Dis-pa-ra-do !!! Messi é o Melhor Jogador de Futebol do Planeta. Dis-pa-ra-do !!! Mas, quem disparou, antes dos 30 segundos do primeiro tempo, foi o Pato, que recebeu uma bola no grande círculo, meteu-se no meio da zaga e ninguém conseguiu acompanhar sua corrida rumo ao gol, que ele marcou chutando a bola por entre as pernas do goleiro Valdez. Milan 1 a 0. Esta seria a única jogada perigosa do Milan em toda partida. No segundo tempo, o Milan não chutou a gol. O gol de empate seria marcado de cabeça, por outro brasileiro, o zagueiro Thiago Silva, numa cobrança de escanteio por Seedorf.

Voltemos às estatísticas de posse de bola. Se o Barcelona teve 69% de posse de bola, significa que o Milan “correu” dois terços da partida atrás da bola. Parece que o time do Barcelona está jogando “bobinho” com os adversários. Literalmente, o time do Barcelona coloca os adversários na roda.

Mas, não adianta posse de bola se a bola não entra. Chega a irritar, ver o toque de bola do time do Barcelona, no seu esquema “futebol-de-salão”. Parece que o técnico Guardiola só permite que seu time marque gol se o chute for na pequena área. E parece que só vale com os pés, pois o time do Barcelona só bate escanteio “curto”.

Mas que é bonito, é!

E o Messi? No primeiro gol do Barcelona, Messi – com um único toque – botou a bola entre três defensores e correu fazendo raio-x passando por todos eles, com direito a toquinho de leve da linha de fundo, tirando do goleiro e deixando para Pedro empurrar para as redes de dentro da pequena área (do jeito que o Guardiola gosta), com o gol aberto.

E o golaço do Villa, virando o jogo numa cobrança de falta logo ao início do segundo tempo? O cara bateu a falta numa mistura de Zico e Juninho Pernambucano. A bola foi no ângulo, roçando a rede.

No segundo tempo só se viu um time jogar. Do lado do Milan, Pato estava muito isolado lá na frente e apenas Seedorf tinha alguns lampejos que lembravam o Futebol.

Mas é Futebol. E os Deuses do Futebol não costumam aceitar desaforos. O time do Barcelona dominava por completo as ações, o jogo estava apenas no meio campo de defesa do Milan. O Barcelona tentava entrar com bola e tudo no gol do Milan, mas o gol que é bom não saía. Parecia treino ataque-contra-defesa. Tem hora que eu penso que o time do Barcelona não precisa de jogadores de defesa...porque a bola não chega lá, só fica no ataque. Impressonante!

E veio o castigo. Se não me falha a memória, o goleiro Catalão não fez nenhuma defesa no segundo tempo. Só tocava na bola, quando era recuada, ou quando ia bater um tiro de meta. Na única bola que foi em direção ao gol do Valdez, foi a cabeçada do Thiago Silva, que subiu lá no “segundo andar” (adoro esses jargões do Futebol) na cobrança de escanteio, no último minuto. E como o Valdez não estava “acostumado” a defender bola em quase toda a partida, também não pegou esta. E, cá pra nós, foi uma cabeçada indefensável.

Que jogo!

E estamos – apenas – na primeira rodada.

AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: