(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Paulo César Baier

Confesso que fiquei surpreso com a saída do Paulo Baier. O que se fala é que não houve acerto financeiro com o Goiás para uma próxima temporada, que o salário negociado estaria ficando fora dos limites máximos estabelecidos pela Diretoria do Goiás. Não houve acordo. O Goiás, então, liberou Paulo Baier para outras negociações. Comenta-se, também, que Paulo Baier fechou um acordo verbal com o Sport e, antes mesmo de assinar o contrato com a equipe pernambucana, recebeu o dobro da proposta de uma outra equipe. Paulo Baier manteve sua palavra: assinou com o Sport por 2 anos.

Natural de Ijuí-RS, com 34 anos (completará 35 no dia 25 de outubro), Paulo Baier iniciou sua carreira em 1995 no São Luiz de Ijuí, tendo passado por várias equipes até 2002: Criciúma, Botafogo, Atlético-MG, Vasco da Gama, América-MG e Pelotas. Sua primeira conquista foi o Campeonato Cararinense, pelo Criciúma, em 1998.

Nesse período ainda era conhecido como Paulo César. A partir de 2002, de volta ao Criciúma, levou a equipe ao título da Série B, quando já era chamado de Paulo Baier e passava a se firmar como um bom lateral direito marcador de gols.

Em 2004 o Goiás contratou este lateral artilheiro. E foi no Goiás que Paulo Baier se firmou como um jogador de destaque no cenário nacional, vencendo a “Bola de Ouro” daquele ano. No ano seguinte, um esquema tático específico deixava o Paulo Baier livre para atacar (tendo suas subidas ao ataque cobertas por um volante) e não parava a sequencia de gols, também os de falta. Naqueles dois anos, Paulo Baier, jogando como lateral, marcou 22 gols pelo Goiás, sendo que, em 2005, foi artilheiro do Campeonato Goiano.

Em 2006, jogou pelo Palmeiras, ainda como lateral. Foi uma passagem um pouco tumultuada, mas – ainda assim – foi vice-artilheiro da equipe na temporada.

Retornou para o Goiás em 2007 em nova função, no meio de campo, vestindo a Camisa 10. O que estava desenhado em 2005 se confirmou: no meio de campo, jogando como um antigo ponta-de-lança, sem obrigação de marcar, Paulo Baier aliou sua técnica à experiência e, juntamente com o goleiro Harlei, o São Harlei, comandou o Goiás nestes últimos dois anos.

O ano de 2007 foi pesado. Quase que o Goiás foi rebaixado naquele ano. E foi muito pesado para o Paulo Baier, porque especialmente nas últimas partidas, os jogadores de linha jogavam muito nervosos com o fantasma do rebaixamento e, praticamente tudo ficava para o Paulo Baier decidir. A bola parecia que queimava e, então, os companheiros de equipe tratavam logo de tocar a bola para o Paulo Baier resolver. Não foi fácil.

No ano passado, Paulo Baier marcou 14 gols somente no Brasileirão, sendo superado apenas por atacantes de ofício como Kerrison, Washington, Kléber Pereira (21 gols cada), Alex Mineiro (19), Guilherme (18) e Borges (16). Seus gols ajudaram o Goiás a se recuperar depois de um desastroso início de campeonato, saindo da zona de rebaixamento para quase uma vaga na Libertadores.

Na trajetória do Paulo Baier no Goiás, o saldo foi positivo. A legendárias Camisas 2, que já foi do Zé Teodoro e a 10, que já foi do Luvanor, caíram bem nos costados de Paulo Baier. Paulo Baier jogou 204 partidas pelo Goiás, marcou 79 gols, sendo o segundo artilheiro do Goiás no Brasileirão, com um gol a menos que o ponta Araújo.

E, mais um detalhe: na história do Brasileirão por pontos corridos, Paulo Baier é o jogador que marcou mais gols. São 69 gols, desde 2003.

Vou parar por aqui, pois este “pôsti” é apenas para falar coisas boas do Paulo Baier e desejar-lhe sorte no Sport, em especial na Libertadores.


UH ! TERROR !

PAULO BAIER MA-TA-DOR !


AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: