(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Desejos para 2009

Para o Ano Futebolístico de 2009, tenho vários desejos, distribuídos em diversas categorias, a saber:


Desejos Possíveis

Que o Goiás se mantenha na Série A para 2010, mas jogando com mais regularidade. Tudo bem que tenha o mesmo aproveitamento, que fique próximo da oitava posição. Mas que não nos faça passar a vergonha de ver o time sem querer jogar e a aflição de permanecer várias rodadas na zona de rebaixamento (sendo considerado pelos “experts” um candidato forte à Série B), para depois, os mesmos jogadores resolverem jogar e a gente ficar se lamentando que dava para chegar à Classificação para a Libertadores. Não. Em 2009 eu gostaria de ver o Goiás o ano inteiro na décima posição. O time é mediano, portanto, uma posição matematicamente mediana, exata, média aritmética ((1+20)/2=10,5; arredondando para o inteiro inferior: 10), sem sobressaltos.


Desejos Ardentes

Que o Goiás vença o Vila Nova no Campeonato Goiano. Meu Campeonato Estadual particuLAr se resume no confronto Goiás x Vila Nova. Se o Goiás será Campeão, Vice ou qualquer outra posição final, não me interessa. O que me interessa é ganhar do Vila Nova. De preferência com lances polêmicos em que a arbitragem erre a favor do Goiás. Com choradeira do outro lado é muito mais gostoso.


Desejos Urgentes

Estou iniciando a campanha “FICA, VITOR!"

“FICA, VITOR! FICA LONGE DO GOIÁS!”

Que o Goiás venda o Vitor. E a hora é essa, agora. ALiás, tá passando da hora. Vamos aproveitar que, nesta era digital, os “olheiros” só veem (o corretor ortográfico colocou o circunflexo no primeiro “e”...tsc tsc tsc...perdoem os inocentes, eles não sabem o que fazem...a partir de hoje, não há mais acento circunflexo – o “chapeuzinho” – nas palavras creem, lêem, vêem...), então os olheiros só veem os melhores lances. Eu vejo os melhores e os piores lances e, cá pra nós, colocando na balança os melhores e os piores lances do Vitor, os piores pesam mais. Muito mais. Num esquema 3-5-2, quem mais toca na bola são os alas. Então, jogadores comuns como Vitor e Rodrigo Feltri, por exemplo, acabam aparecendo por terem mais a posse de bola. Mas é “futebol de volume”, sem qualidade. Se não erram muitos passes, são destaques. Mas, no caso do Vitor, ele só levanta a cabeça para cruzar a bola para o Paulo Baier. Nos demais cruzamentos, ele chuta sem olhar. E quando resolve driblar, dribla uns três, mas acaba perdendo a bola e provocando contra-ataques. E marca mal. Que os times interessados no Vitor não estejam lendo este Blog...


Desejos que se misturam com sonhos

Que o Goiás pegue uma sequencia (vejam só, o corretor automático está acusando erro ortográfico...tolinho...não sabe ele que o trema caiu como o Vasco...já era anunciado para 2009; tudo bem que o Vasco – um dia – pode voltar, mas o trema, tadinho: ¡HASTA NUNCA MÁS!), continuando, tomara que o Goiás pegue uma sequencia “baba” na Copa do Brasil e, quando os jogos forem pra valer, que jogue feio, fechadinho, vencer em casa por 1 a 0 e empatar fora. Já pensou, o Meu Goiás Campeão da Copa do Brasil, com vaguinha na Libertadores? ¡Soy loco por Ti, America! ¡Soy loco por Ti Goiás! Soy loco por conocer Tokyo. ARIGATÔ. Petit gateau. SAIANORÁ. Norah Jones ao piano. Tokyo é uma janelinha no YouTube. Meu Amor torce contra. Ela quer ir namorar comigo em Barcelona, Dublin, Nice, Florença e Praga. Coisas de mulher. O Amor é Lindo. Ela sempre tem razão. Tokyo é muito longe. O Amor Sempre Vence.


Desejos Sulamericanos

Que a Copa SulaMiranda não atrapalhe o Meu Projeto “Décima Posição”.


Desejos Selecionáveis

Apesar de que o Zico falou, numa entrevista à Economista Lúcia Hipólito da Rede CBN, que “Seleção Brasileira é muito complicado”, gostaria de ver o Meu Ídolo como Técnico da Seleção. Aí eu teria, novamente (depois de 1986), um motivo para voltar a torcer para a Seleção Canarinho, que passaria a ser carinhosamente chamada de Seleção do Galinho. Com o Zico de técnico, eu vou até ALchar que o temperamental Luís Fabiano é craque. (temperamental, pra não falar totalmente desequilibrado emocionalmente, ou apenas um elemento que lutou com todas as forças de cotoveladas maldosas para subir na vida através do Futebol, com alguns gols e um bom empresário...)


Desejos pagodeiros: só pra contrariar

Que o Ronaldinho Fenômeno emagreça. Mas não precisa ser uns 20 quilos, não. Apenas 7 quilinhos. E, mesmo com uma barriguinha “a La Feijoada Brasileira”, que o Ronaldinho marque muitos gols no Campeonato Paulista e no Brasileirão. Aí, não terá como não convocar o Fenômeno para a Seleção. E, se o Ronaldinho voltar para a Seleção, não sai mais e será titular em 2010. Confesso: é um desejo fenomenal.


Desejos para rir muito deles

Que o Vila Nova termine melhor, na série B de 2009. Que salte da sexta para a quinta posição.


Desejos e nada mais

Que o nadador Ronaldinho Gaúcho continue fazendo o que tem feito na Seleção: nada! Sendo assim, nada mais de convocação.


Desejos surpeendentes, mas não tanto

A proposta da Diretoria do Atlético Goianiense é realizar um bom campeonato e o objetivo é manter o ACG na Série B de 2010.

Desejo que o Atlético Goianiense seja a surpresa da Série B em 2009. Sabemos que a Série B de 2009 será muito mais equilibrada. Não teremos um Corinthians “sobrando”. E, dos quatro times que subiram neste ano, três são paulistas. Com uma quantidade menor de paulistas na Série B, teremos mais emoção. Comparando o time do ACG com os demais da Série B de 2009, digo que o ACG fica – no mínimo – entre os 10 primeiros. ALcho que o ACG vai brigar por uma das quatro vagas.


Desejos espúrios

Que “aquela porção” da crônica esportiva carioca continue lutando nos bastidores e insistindo para que a CBF mude a fórmula do Brasileirão e retorne com o “mata-mata” na fase final.

Só assim para uma equipe do Futebol Carioca voltar a ter condições de se sagrar Campeã no Brasileirão – Série A.

Para um time carioca ser Campeão em um campeonato longo e anual por pontos corridos (como é o Brasileirão), não basta torcida. Há de se ter bons técnicos, bons jogadores e um elenco com opções. Para isto precisa de dinheiro. E haja dinheiro! Dinheiro que eles não têm. Ou se têm, ninguém vê. Nem os jogadores, nem os credores. Só alguns dirigentes.


Desejos para sair da rotina

Que alguma equipe impeça o tetra(hepta)-campeonato do São Paulo em 2009.


Desejos impossíveis

Que o Rogério Ceni fosse o titular absoluto no gol da Seleção Brasileira.

Mas hoje eu tô falando muito da Seleção Brasileira...como se eu torcesse para o Brasil...mas, depois do Goiás, eu torço para a Holanda, para qualquer seleção africana que estiver jogando e para o Ibrahimovic...vamos aguardar...as coisas podem mudar...vai que o Zico seja o técnico na Copa de 2010...
.
.
.
Desejo finAL: FELI2009

AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: