(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Começou o GOIANÃO 2009

---
Com muita chuva, tivemos a primeira rodada do Campeonato Goiano de 2009. Nas cidades do interior, a maioria dos gramados se mostrou incompatível, pois o sistema de drenagem não conseguiu escoar a água, prejudicando a performance dos atletas e a qualidade do espetáculo (adoro estes chuvões! OOOPS! “chavões”).

Resumindo, a Cidade de Itumbiara novamente montou um time que vem para tentar o Bi-Campeonato. O Goiás tem a missão de não deixar o Itumbiara conquistar novamente o título. E o Atlético Goianiense parece ser o time mais organizado, embalado pela conquista da Série C de 2008.

Assisti pela TV ao confronto Itumbiara x Goiás e acompanhei pelo rádio o clássico entre Atlético e Vila Nova.

No empate em 0 a 0 lá em Itumbiara, vimos que ainda falta entrosamento para ambas as equipes. O Goiás, com seus novos jogadores vai demorar um pouco para se organizar, até superar a ausência do Paulo Baier e treinar o novo miolo de zaga. O time do Itumbiara, por sua vez, carece de um melhor entendimento entre os seus jogadores para cumprirem as orientações do novo técnico, Jair Pereira. Além do que, em time que joga o Túlio, há de se montar um esquema em que o time jogue em função dele, para que ele marque seus gols. O Goiás, dando sequencia à sua estatística no Brasileirão 2008, continua cometendo muitas faltas (“matar o nascimento da jogada do adversário” é uma das características das equipes comandadas por Hélio dos Anjos) e já teve o volante Ramalho expulso na primeira rodada. Como era início de campeonato, jogar com um a menos não complicou para o Goiás, porque a falta de entrosamento da equipe do Itumbiara fez com que o time não conseguisse tocar a bola com precisão para se aproveitar da vantagem de um jogador a mais na linha.

Na vitória do Atlético sobre o Vila Nova por 2 a 0, viu-se a diferença entre uma equipe bem organizada e melhor preparada fisicamente (o Atlético) e uma equipe totalmente nova, ainda sem padrão de jogo e carente de preparação física (o Vila Nova). Resultado justo e esperado. O time do Vila Nova correu muito sem a bola nos pés e se cansou. O Atlético tocou a bola e venceu com facilidade.

Imagino que, para os torcedores do Vila Nova, ficou um alerta. Mas não é um alerta com relação ao Goianão de 2009. É um alerta para a Série B. Será que o Vila Nova vai perder as duas para o ACG?

No Goianão há duas vagas em disputa para a Copa do Brasil de 2010. Isto é mais um estímulo, além da busca pelo Título. No ano passado o Sport foi o Campeão da Copa do Brasil e já tem garantido três partidas internacionais na Ilha do Retiro, na Libertadores de 2009. O Goiás quase ganhou uma edição desta Copa do Brasil. Sabemos que a Copa do Brasil é a única possibilidade de Título Nacional para o Meu Verdão. Mas, para isto, tem que – no mínimo – garantir o Vice-Campeonato em 2009, como foi em 2008.

Em tempo: a Cidade de Itumbiara colocou mais de 20 mil torcedores no JK, na partida de estréia contra o Goiás.

AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: