(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

sábado, 27 de dezembro de 2008

Feira Futebol TOP - 2008 (CAMISAS)

.
Continuando a mostrar sobre o que se viu lá na Feira Futebol TOP, que aconteceu aqui em Goiânia, em junho de 2008, ALgora vou mostrar uma seqüência (AINDA USO O TREMA!!! cobrem-me a grafia correta somente a partir de primeiro de janeiro) de camisas.
.
Antes das fotos, quero lembrar de um detalhe importante, da minha infância e adolescência: naquela época, era comum torcermos para times não somente de Goiânia, mas também de fora.
.
Desde 1973, eu torço para o Goiás. Mas, naquela época, não podia apenas me raivalizar com os torcedores do Vila Nova. Eu tinha que escolher times do Rio, São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul, para ter mais graça as gozações junto a meus amigos.
.
Do Rio Grande do Sul, escolhi o Grêmio. Foi fácil: o Inter tinha as mesmas cores do Vila Nova (argh!). De Minas, escolhi o Cruzeiro, por causa do Tostão e porque um primo lá de Araxá era (e ainda é) atleticano doente. Mesmo em família, rivalidade é tudo. Em 1974, descobri o Zico numa partida final entre Flamengo e América. Não tive dúvidas: acompanharia a trajetória deste jogador (meu único Ídolo) e passei a torcer para o Flamengo. Despedi-me do Flamengo, quando o Zico também se despediu. Eu estava lá no Maracanã, na partida de despedida. Confesso que, ainda hoje, quando o Flamengo joga contra o Vasco, eu tenho uma recaída.
.
Fui crescendo e, conhecendo um pouco mais da verdade do Futebol em detrimento à paixão, pouco a pouco fui abandonando os outros times, ficando apenas com a Minha Doença - Esmeraldina - diagnosticada como Goiás.
.
Deixei, de propósito, para falar do "meu time" lá de São Paulo. Era o Santos. De Pelé. Eu não podia escolher outro time. Tinha que ser o time do Rei. Eu tinha assistido pela TV a Copa de 70. E, apesar de que, logo depois o Pelé encerraria sua carreira na Seleção e no Santos, eu tive o privilégio de vê-lo jogar de pertinho, lá no antigo Estádio Olímpico Pedro Ludovico, aqui em Goiânia, quando o Goiás participou, era 1973, pela primeira vez do Campeonato Nacional. Depois, li tudo que tinha acesso sobre o Rei e ficava aguardando todo domingo o programa GOL - O GRANDE MOMENTO DO FUTEBOL, só para ver os gols do Pelé. E aquele golaço de bicicleta pelo COSMOS de New York?
.
Eu tenho um amigo de infância que dizia que eu não era Santista. Que eu era "pelezista". Aquilo pra mim não era uma ofensa. Era uma honra.
.
Seguem as fotos de uma vitrine do Museu do Futebol (na Feira Futebol TOP) com as Camisas da História do Santos:
.
(1912)
.
(1918)
.

(1920)
.


(1930)
.

(1940)
.


(1950)
.

(1960, a original de Pelé & Cia)
.

(1970)

.

(1980)
.


(1990)

.


(2002)




estas são a bola e a camisa do "pedala, Robinho"
quando o Santos foi Campeão Brasileiro de 2002


(confirmando a veracidade do fato e da foto)


AL-Braço
AL-©haer

.
pêésse:
.
dedico este "pôsti" ao escritor, roteirista, cronista e santista (e "pelezista", por quê não?), o talentosíssimo José Roberto Torero, que ALém disto tudo, escreve o Blog do Torero, minha indicALção de leitura aí no menu à esquerda; em tempo: melhor ainda, só o Blog do Lelê, sobrinho dele...deve ser "mAL de família" (tem também "linque" ALí no menu).
.

Nenhum comentário: