(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Zonas G

.
Leitorcedora ALmiga, Leitorcedor ALmigo, não se entusiasmem com o título deste post!

Hoje é aniversário do Competente Ginecologista, Obstetra e Sexólogo Dr. João Baptista de Alencastro, meu Grande Amigo de infância, mas o assunto ALqui não será sobre o Ponto G.

Eu escrevi Zo-nas G. Vejam lá.

Chega de preliminares (necessárias...e são uma Arte, diga-se de passagem...por ALqui, por ALi, por acoLÁ) e vamos logo ao ponto, ALiás, às Zonas.

No Brasileirão, temos a tabela de classificação dividida em várias Zonas:

A primeira é a G4, que chamam carinhosamente apenas de "o" G4. Eu a dividiria em duas: G1 e GL.

A Zona G1 seria o Grupo, ou melhor o conjunto unitário do Primeiro Colocado, que daqui a ALgum tempo será ocupado pelo Campeão.

Eu ALcredito que este tempo será até a última rodada, se caso o São Paulo não engatar uma quinta.
O Flamengo ficou algumas rodadas no G1, com folga. Agora, trocou de lugar com o Grêmio. E, apesar do entusiasmo da sua enorme torcida, o Flamengo parece que está começando a perder o fôlego. Parece que falta equilíbrio emocional...a equipe não está conseguindo "segurar a onda", mesmo sendo um Clube de Regatas (ah!...esses fiéis trocadilhos não me abandonam!). Quando o Flamengo não tem um de seus três mosqueteiros em campo (Leonardo Moura, Juan e Ibson) a equipe cai muito de produção. E o Caio Júnior ainda não tem cara de técnico Campeão Brasileiro. Resta saber por quanto tempo o Grêmio conseguirá se manter no G1.

A Zona GL, por sua vez, seria a Zona do Grupo da Libertadores, os 2º, 3º e 4º Colocados. Sei que o Campeão também estará na Libertadores. Mas time que quer ser Campeão pensa primeiro em ser Campeão. Time que fica pensando em se classificar para a Libertadores é porque não tem pretensão de ser Campeão. O Náutico já esteve na GL. O Palmeiras está querendo voltar. O Cruzeiro voltou. E o Vitória tá gostando de ficar por lá. O Internacional não está nada satisfeito em ficar de fora. O São Paulo está chegando, mas o Rogério Ceni disse que não está preocupado com Libertadores. O São Paulo quer o G1 e não o GL.

Seguindo a hierarquia das Zonas, depois da G1 e da GL, temos a GS. Na Zona GS cabem 8 equipes do 5º ao 12º colocado. É a Zona dos Classificados para a Sulamericana. A Sulamericana é um torneio interessante apenas pela premiação financeira. Vocês se lembram quem foi o Campeão da Sulamericana do ano passado? Eu teria que consultar o gúgou. Mas eu sei que, quando o Goiás participou de uma Sulamericana, a cada fase que o Goiás seguia, entrava umas verdinhas lá no caixa do Meu Verdão. Na GS a satisfação é invertida. Os que terminam na parte de cima, ficam se lamentando de não terem conseguido classificação para a Libertadores, enquanto que os que terminam na parte de baixo, ficam felizes por não terem ficado na Zona GN (logo digo o nome), muito menos na Zona GR (essa é mais fácil de imaginar), com a chance ainda de ganhar ALgum dim-dim na Sulamericana.

Do 13º ao 16º colocado, temos a Zona GN. É a Zona do "nem". Nem rebaixado (UFA!). Nem em lugar nenhum. Estas quatro equipes só têm sua felicidade superada pela do Campeão. Geralmente estas equipes passaram muito tempo do campeonato na Zona GR e, por combinações de resultados que só os Deuses do Futebol e o Sobrenatural de Almeida explicam, safam-se do rebaixamento, o que é – ao finAL – uma glória. Uma festa! Cheia de emoções. É torcedor tendo complicações cardíacas (mas feliz!) na arquibancada, é jogador chorando de emoção, é torcedor invadindo gramado e andando de joelhos. É dirigente disfarçado indo a pé em Trindade-GO (na Festa do Divino Pai Eterno) pagando promessa (eu vi isto acontecer aqui em Goiás). Conseguir se manter na Série A é objetivo de muitas equipes. Particularmente, neste ano, eu espero apenas que o Meu Goiás se mantenha na Série A para 2009. Não vou esperar mais, pois aí seria assunto para Coelhinho da Páscoa e Papai Noel.

E, finalmente a Zona GR. O Terror! O Inferno! A Desgraça! Os quatro que conseguirem a façanha de serem os piores após 38 rodadas. Zona GR, do Grupo a ser Rebaixado para a Série B, do ano seguinte. Normalmente, após um terço do campeonato, já temos uma equipe se candidatando fortemente a se classificar para a Série B. E, nesta edição, este candidato é o Ipatinga. No ano passado, neste mesmo período, foi o América de Natal. Nesta edição de 2008, o Meu Goiás já esteve na GR, por 10 rodadas consecutivas. Há duas rodadas está – diria – respirando com dificuldade. Mas, uma recaída (ou duas), volta para a respiração com a ajuda de aparelhos. O Fluminense e o Santos estão com uma dificuldade enorme de saírem da GR. Apesar do temor de seus torcedores, neste calvário que está sendo a tentativa de chegar à sonhada 16ª posição, até agora não vi ninguém afirmar que Fluminense e Santos vão permanecer na GR até o final da competição. Pelo contrário, ouvi de alguns comentaristas cariocas que, se "zerar" o Primeiro Turno, se o Fluminense "esquecer" o que aconteceu até agora, ainda dá tempo do Tricolor das Laranjeiras chegar à GL. Eu não aposto onde Fluminense e Santos irão chegar, mas também não imagino que serão rebaixados. Então, há de se procurar candidatos para "trocar de posição" com Fluminense e Santos. Tá parecendo que Portuguesa e Vasco estão pedindo isto. E, mesmo sabendo que o Meu Goiás corre risco de retornar à GR, há outros times que não são muito confiáveis: o Atlético-MG e o Botafogo. Lembrando que o Náutico está em queda livre.

Mas, para a sorte de todos e do Futebol, ainda é cedo para apontar os do GR e muito mais cedo para apontar o do G1.
O que eu sei é que desde 23 de julho o Meu Goiás não está na GR. Até o dia 30, serão 7 dias – UMA SEMANA! – fora da GR.

Como diria o talentoso Compositor – meu parceiro - Octávio Scapin (que é torcedor do Flamengo, mas isto não está atrapalhando a sua criação, ainda bem!), na sua canção "cones de chocolate":

/ Que maravilha! / (BIS)


AL-Braços
AL-©haer

Nenhum comentário: