(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

quarta-feira, 16 de março de 2011

Cadê a defesa do Goiás?

Insisto com a tese de que o esquema 4-4-2 é péssimo para o Meu Goiás. O zagueiro-artilheiro Rafael Tolói está gostando de ir para o ataque marcar seus golzinhos. Mas o sistema defensivo fica sempre vulnerável.

Na partida contra o Atlético, os dois gols sofridos na derrota por 2 a 0 mostraram – claramente – que a nossa zaga está mal treinada. E os laterais não estão dando conta da marcação. E o goleiro Harlei não está conseguindo orientar o posicionamento da defesa, ou, a defesa não acompanha os avisos de alerta do goleiro.

A saída, por enquanto, seria um esquema 3-5-2, com Rafael Tolói de volante, com mais liberdade para subir ao ataque, sem comprometer o esquema defensivo.

Se o miolo de zaga está fraco, devemos colocar mais um zagueiro lá, para diminuir os espaços pelo meio e, melhorar o sistema de marcação, especialmente nos lances de bolas alçadas para a nossa área. Os dois gols do Atlético foram de jogadas pela linha de fundo: uma pelo alto, outra rasteira. Nossa defesa foi facilmente envolvida nestas jogadas.

Nossa defesa não está confiável.


AL-Braço
AL-©haer 

2 comentários:

CANTO GERAL DO BRASIL (e outros cantos) disse...

AL,
Tem um poema também dedicado a você lá no Canto Geral, meu pequeno quintal de quimeras mil, poetamigo...
Enquanto o do Zico não vem...

AL-Braçoo poéticos,
Pedro Ramúcio.

Fábio Almeida disse...

E toma goleada no ponte preta. Agora ou é São Paulo ou Santa. Ví o jogo do Santa contra o São Paulo e gostei muito. Até que estamos indo bem na Copa do Brasil. Que venha o melhor....