(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Goiás se classifica para a 2ª. Fase da Copa do Brasil 2011

E nem precisou da partida de volta contra o Vitória-ES. O Goiás foi lá e venceu por 4 a 1.

Estádio pequeno. Campo ruim. Fazia não sei quanto tempo que o Goiás não marcava tanto gol em uma partida.

A partida foi truncada até o momento em que o Vitória-ES teve um jogador expulso, quando a partida estava empatada em 1 a 1, já no segundo tempo. Antes, no primeiro tempo, o Goiás já estava com um a menos, pela expulsão do atacante Hugo, por reclamação, logo após ter aberto o marcador.

Dois fatores contribuíram para o triunfo do Goiás:

1. A partir do momento em que ambas as equipes estavam com 9 jogadores de linha, os espaços se abriram; o Vitória partiu para cima, tentando ela própria (a vitória, he he he) e o Goiás aproveitava bem os contra-ataques, nas “avenidas” deixadas pelos avanços do time capixaba.

2. Com a correria, o time do Vitória sentiu a falta de preparo físico e não conseguiu acompanhar a melhor preparação física dos goianos.

O resultado foi ótimo para o Meu Goiás, mas não dá para tirar conclusões animadoras, pois o adversário era bem fraco.

Outra questão que assusta é que o Rafael Tolói tem sido um “elemento-surpresa” indo ao ataque. Nesta partida, deu certo e até marcou um gol numa situação em que atuava como um verdadeiro centro-avante, sozinho lá na área. Ora, isto seria bom se o esquema fosse 3-5-2, mas no 4-4-2, as subidas do Tolói rumo ao ataque desorganizam o sistema defensivo.

Dizem que o zagueiro Tolói poderia ser experimentado na posição de volante. Imagino que pode dar certo. Seria uma ótima solução, uma vez que Tolói poderia ficar mais livre para seguir ao ataque, sem deixar a zaga vulnerável. Daí, o sistema 4-4-2, com Tolói sendo um dos volantes, não se desestabilizaria, taticamente. E, considerando que o Tolói é jovem e tem ótimo preparo físico, quando o Goiás for atacado, o Tolói pode se posicionar à frente da zaga, como se fosse um terceiro zagueiro. Com a posse de bola, Tolói já se mostrou habilidoso e rápido, o que seria mais uma opção forte de ataque. Queria ver isto!

Uma vitória importante. De goleada.

Mas sem empolgar.


AL-Braço
AL-©haer 

Nenhum comentário: