(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Hoje tem assunto novo

.
O Goiás venceu.
.
Eram 8 rodadas sem vencer.
.
Venceu aqui no Serra Dourada ao fraco Santo André, que marcou primeiro, teve umas duas oportunidades de ampliar e foi para o intervalo com a vitória parcial por 1 a 0. A sorte do Goiás é que a equipe do Santo André estava com o controle emocional abalado, pelo risco do rebaixamento, e seus atacantes - afobados - só converteram uma das chances do primeiro tempo. No primeiro tempo, o Goiás não jogou nada.
.
O que era inesperado, aconteceu.
.
O Goiás resolveu "correr" um pouquinho mais no segundo tempo, o suficiente para que o "cabeça-boa" Fernandão virasse o jogo para 2 a 1, dois gols de cabeça. Logo depois, o Santo André teve um jogador expulso, contudo - mesmo com um jogador a menos - criou duas chances de gol, mas estava lá o São Harlei, que fez mais dois "milagrinhos-básicos" no seu curriculum. E, ao final, em ótima jogada de Douglas, Iarley pegou o rebote do goleiro e empurrou, quase sem ângulo, para fazer 3 a 1 e decretar números finais à partida (fazia tempo que eu não usava um chavãozinho...tava até com sALdade).
.
Gente, o Ramalhão é uma equipe muito ruim. O time "prega" no segundo tempo. Marcelinho Carioca continua com aquele passe "redondinho" e seus lançamentos ainda estão perfeitos. Mas ele é um dos primeiros que se cansam. Esse time do Santo André só tem validade para 45 minutos.
.
O que está sendo louvável, nesta etapa da competição, é que Hélio dos Anjos está colocando alguns jogadores da "base" para jogar. O garoto Rithelly - volante - tem dado conta do recado.
.
Outra coisa boa é que o Rafael Tolói parou de cometer faltas desnecessárias. Douglas joga bem na lateral direita e na lateral esquerda e, se precisar, pode colocar o Douglas de volante, que ele vai render muito.
.
Matematicamente, agora o Goiás - definitivamente - não corre risco de rebaixamento.
.
Missão Cumprida.
.
Que bosta, hein?!
.
.
.
AL-Braço
AL-©haer

3 comentários:

Fábio Almeida disse...

O Goiás finalmente venceu mas o futebol ainda está pobre. O Santo André perdeu um gol incrível, em um contra-ataque onde só tinha um zagueiro do Goiás. Esta tática kamikaze eu não entendo, o time sobe todo, muito ofensivo, beirando a irresponsabilidade. Marcação forte, ofensivo sim, mas não sem zaga, isto não pode. O time tem que se resguardar. Hélio dos anjos, abre o olho. Aqui fica a pergunta Al-Chaer: Defendes a continuação do técnico Hélio?

Fábio Almeida disse...

Confirmado Al-Chaer, Rafael Toloi fazendo menos faltas. Douglas ajudando bastante embora esteja entrando muito duro nas jogadas, quase leva dois amarelos. Ontem não foi o dia do Leo Lima, não jogou bem, embora tenha protagonizado uma das maiores chances de gol que o Goiás teve. Goiás errou muito, cometeu muitas faltas, centralizou demais no Leo Lima, por muitas vezes não teve com quem tocar no meio de campo, não teve muita saída de bola, ponto negativo para Hélio dos Anjos. Não podemos perder tantas bolas de graça se vamos jogar na estratégia do contra ataque.

Fábio Almeida disse...

Al-Chaer, conta aí pra gente o que você achou desta nova tática do Goiás de jogar atrasado. Não levou gol mas criou muito menos. Normalmente o Goiás joga pra frente, se arriscando muito. Será que uma mistura entre as duas táticas não nos teria deixado mais próximos do G4? Nossa zaga é uma das mais vazadas, porém foi efetiva contra o flamengo. E tivemos o problema do Leo Moura que pintou e bordou na lateral.