(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

terça-feira, 23 de junho de 2009

Essa Série B não é brincadeira

.
E nunca foi. Aliás, lembro-me de que uma vez foi. Há muito tempo. Foi quando o Grêmio foi rebaixado e criaram 12 vagas para o retorno garantido. O Botafogo sofreu para voltar. O Atlético-MG, também. Folgado mesmo só o Corinthians, no ano passado.

Vejam só: o Vasco empatou três partidas e já saiu da faixa de classificação para a Série A. O Vasco está na quinta posição, com 12 PG, apenas dois pontos de diferença deles, que estão na décima terceira posição. E eles estão com apenas uma vitória a mais que o Juventude, que é o décimo sexto.

Claro que foram apenas sete rodadas. Mas, já se pode afirmar que o Guarani foi a equipe que começou e continua bem.

Analisando a “programação” do técnico do Atlético Clube Goianiense, Mauro Fernandes, a meta de 12 PG nas seis primeiras rodadas não foi atingida. O ACG conseguiu apenas 10 PG nos seis primeiros jogos, ou seja, 83,33% de aproveitamento dentro das expectativas. Não está de todo ruim. Eu ALpostei que o ACG alcançaria 11 PG nas seis primeiras rodadas: meu ALproveitamento foi de 90,9%.

No próximo bloco de mais seis rodadas, o ACG iniciou com vitória sobre eles. Mas não foi uma vitória fácil. O ACG abriu 2 a 0 e, parecia que a vitória seria uma questão de tempo. Mas o tempo revelou o contrário: eles empataram e quase viram o marcador. Nos acréscimos, o ACG fez 3 a 2 e ainda levou uma bola na trave. O resultado foi injusto para eles. Coisas do Futebol.

No papel, o ACG tem uma equipe técnica e um bom elenco, com boas opções no banco de reservas. Mas, o time do ACG tem cometido um erro repetitivo: quando está vencendo, o time relaxa e deixa o adversário crescer. Por ser um time técnico, os jogadores passam a dar toquinho prá lá e prá cá, sem objetividade, e o resultado é a instabilidade da equipe durante a partida. Começa bem as partidas e termina no sufoco.

Muito se espera desta equipe do Atlético, desde o ressurgimento do ACG, nos últimos anos, com um ótimo trabalho de sua diretoria, com resultados expressivos regionais e na Série C. Talvez a equipe precise de um acompanhamento psicológico, para o favoritismo não subir à cabeça. Tecnicamente, a equipe está bem. Taticamente, necessita de uma organização melhor no trabalho dos volantes, na proteção da defesa. O ACG marca muitos gols, contudo tem sofrido muitos gols.

eles estão me surpreendendo. Começaram a competição desacreditados, mas estão chegando. Uma vitória na próxima rodada os recoloca no pelotão de frente, próximos das quatro vagas.

Mas toda a pressão está mesmo sobre os ombros dos jogadores do Vasco. Pelo que o Vasco representa na História do Futebol Brasileiro, a responsabilidade em conseguir uma vaga para retornar à Série A é toda da equipe cruzmaltina. E a cobrança: de todos os lados. O difícil não é explicar o rebaixamento para a Série B. O difícil vai ser explicar o não retorno logo em seguida para a Série A.

E a torcida contra, então? E os seca-pimenteira...o Vasco que se cuide...

Chama o Pai Santana, que tá começando a feder lá em São Januário.

Na década de 70, tinha o Pai Santana, mas o que ajudava mesmo eram os pênaltis que eram marcados a favor do Vasco lá em São Januário. O atual Presidente do Vasco, o Grande artilheiro Roberto DINAMITE, marcou muitos gols, muitos deles através “destes” pênaltis.


Vai ser interessante essa Série B de 2009.


AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: