(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Copa São Paulo de Juniores - 2013



Nesta edição, com cem equipes participando, a novidade foi o limite de idade que subiu para 20 anos.

Foi um acerto dos organizadores, pois vários jogadores – que já tiverem experiência na equipe principal de seus clubes – mostraram seu potencial em uma competição que, se ainda não é tão valorizada pelos torcedores, atrai vários “empresários” do ramo do futebol.

Ou seja, estão ali as revelações, as promessas, as apostas, futuros craques de nossa seleção e as não tão futuras grandes negociações do futebol brasileiro.

E também o contrário, por exemplo, no caso da equipe do Vasco que se apresentou nesta “Copinha”, viu-se um grupo bem mais jovem que a média, jogadores franzinos (ainda em crescimento, alguns apresentando – talvez – sinais de má alimentação) e bastante inocentes (tática e tecnicamente) em campo. Cito especificamente o Vasco, pois o “Verdinho” (como chamamos o nosso Goiás Sub’20) o encontrou nas oitavas e pude observar toda a partida com atenção. Parecia que o Vasco tinha enviado para a “copinha” sua equipe do infantil. Os meninos do Goiás deram uma aula de futebol com a bola nos pés, enquanto que os meninos do Vasco assistiram a tudo, praticamente sem a bola nos pés.  Esta análise é importante, porque se o Vasco depender desta “base” para os próximos anos, meus amigos vascaínos (que ao todo são 5!!!!!) vão sofrer um pouquinho (mais) em breve.

Estamos cansados de saber que, em competições com fases “mata-mata”, nem sempre as melhores equipes chegam à final. Contudo, pelo que eu pude perceber e pelo que pude acompanhar, realmente além de Santos e Goiás que chegaram à Final, as equipes de Palmeiras, Bahia, São Paulo e Grêmio também se destacaram positivamente com vários jogadores talentosos. Mas não foi apenas isto. O que mais me impressionou foi a disciplina tática destas equipes. Vêm-se nessas equipes não somente um ajuntamento de jogadores novos que querem correr atrás da bola e que sabem driblar, mas um grupo que tem sido bem treinado e bem comandado pelas suas respectivas comissões técnicas.

Temos que ressaltar o fato de estarmos lidando com rapazes novos, todos ansiosos por ocupar um espaço na carreira. Sabemos que vários “futuros craques” que nosso imaginário futibolístico “fabrica”, nem chegam a se firmar, quando “sobem” para o time principal. Acontece. E muito!

Mas, para quem gosta de futebol, sempre é bom ver as categorias de base em campo. É a oportunidade para vermos esses jogadores ainda puros, sem vícios, sem máscaras, “gostando de jogar bola”. As categorias de base são o espaço onde ainda há um resquício de romantismo no futebol.

Mas corram que está acabando. Hoje quem manda no negócio são as emissoras de TV e os “empresários”. Há jogadores que saem direto da copinha para jogar em equipes do exterior. Nem chegam a vestir a camisa do time profissional.

Eu, se fosse empresário de jogador, investiria na compra dos “direitos” do Liniker (camisa 8 do “Verdinho”). Para mim, o melhor jogador do Goiás nesta edição da “copinha”. Vendo o garoto jogar, lembra o Luvanor (na minha opinião, o melhor jogador do Goiás nos últimos 40 anos).

AL-Braços
AL-©haer

Nenhum comentário: