(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

segunda-feira, 1 de julho de 2013

As Surpresas na Copa das Confederações’2013

A primeira surpresa foi ver uma Seleção Espanhola sentindo muito o cansaço. Cansaço dos jogadores em final de temporada, cansaço dos jogadores em função da alta umidade relativa do ar e do calor que fez aqui, mesmo sendo inverno. A maioria dos jogadores brasileiros também está vindo de final de temporada, mas os brasileiros chegaram mais inteiros, que seus companheiros espanhóis.

A segunda surpresa foi ver a Seleção Espanhola em dificuldades no confronto pela semi-final contra a Itália, dificuldades estas que foram superar a marcação do time italiano, transpor a defesa adversária com o tradicional toque de bola (que foi ineficiente) e, o que vimos foi o contrário do que estávamos acostumados a ver: naquela partida quem tomou conta do jogo foi a Itália. A Seleção da Itália foi melhor, apesar de que, quem seguiu para a Final, na disputa de chutes da marca do pênalti, foi a Espanha.

A terceira surpresa foi ver a Seleção Brasileira (a da versão Felipão) tão bem organizada taticamente em tão pouco tempo de treinamento. Sistema defensivo, meio de campo e ataque, no famoso 4-4-2, em bloco, sem ovelhas desgarradas, tudo funcionando como esperado.

A quarta surpresa não foi a conquista da Seleção Brasileira. Não. A surpresa foi a maneira com que o time do Brasil marcou a saída de bola do time da Espanha, já no início da partida Final. E deu certo. Deu tanto certo que, para utilizar uma frase feita do jargão do futebol (e, vocês sabem que eu adoro todas!), para a Espanha, os 3 a 0 “saíram barato”.

Antes da partida, quem apostava que seria “tão fácil”? Mas, assistindo a partida, o que víamos “parecia que era fácil”, mas não era. O time do Brasil teve que jogar esta partida totalmente diferente de seu estilo. Enquanto que, tradicionalmente, o Brasil mantém a posse de bola e são os adversários que ficam esperando o time do Brasil, fechadinhos na defesa, nesta decisão contra a Espanha, a equipe Brasileira partiu para cima, sem a bola, mas soube tomá-la dos pés dos espanhóis.

Sabemos que aquele gol do Fred aos 2 minutos ajudou muito, no sentido de assustar os jogadores da Espanha, mas o que – verdadeiramente – os assustou, foi a maneira com que nossos jogadores iam para cima deles, desarmá-los, com êxito! O que vimos, então? O time da Espanha até que tentava colocar a bola no chão, para empreender seu sistema triangular de troca de passes, mas a antecipação dos brasileiros era perfeita, a ponto de – por uns momentos – os espanhóis abdicarem de tocar a bola, tentando lançamentos para seus atacantes, o que não surtia efeito, até porque, se tem uma coisa que o Felipão sabe organizar é a defesa e o meio de campo defensivo. Outro evento que ajudou definitivamente, foi o segundo gol do Brasil, ao final do primeiro tempo, em jogada que teve um passe genial do Oscar e, numa conclusão de canhota do Neymar, o goleirão deles nem viu por onde a bola passou. Aliás, ele viu: o barulho do vento com a bola passando.  

O que vem acontecendo com a equipe do Barcelona está acontecendo com a Seleção da Espanha. Chega uma hora que eles pegam um “do tamanho deles”, sem medo e, aí a brincadeira passa a ficar interessante. Foi assim, nas semi-finais da Champions League, no confronto entre Barcelona e Bayern. Foi assim, nestas duas partidas em que a Seleção da Espanha encontrou Itália e Brasil, pela Copa das Confederações’2013.

Eu achei que o time do Brasil iria “entrar na roda” nesta Final contra a Espanha, que não conseguiria se controlar e cometeria muitas faltas, com cartões amarelos e expulsões. E foi tudo o contrário. Quem não se controlou foram os Espanhóis.

Com direito a “-Olé!!!” em uníssono.

Futebol é um “trem danado”. A Seleção Brasileira pode ainda não estar pronta para a Copa do Mundo. Mas, provou que já está “pronta” para golear a Espanha.  

Gente, neste time do Felipão, até o Hulk joga direitinho. Tem lógica?

Seria bom ver a Seleção Brasileira contra a Alemanha. Um amistoso, prá dar uma treinada...


AL-Braços

AL-©haer

Nenhum comentário: