(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Copa São Paulo de Juniores - 2013



Nesta edição, com cem equipes participando, a novidade foi o limite de idade que subiu para 20 anos.

Foi um acerto dos organizadores, pois vários jogadores – que já tiverem experiência na equipe principal de seus clubes – mostraram seu potencial em uma competição que, se ainda não é tão valorizada pelos torcedores, atrai vários “empresários” do ramo do futebol.

Ou seja, estão ali as revelações, as promessas, as apostas, futuros craques de nossa seleção e as não tão futuras grandes negociações do futebol brasileiro.

E também o contrário, por exemplo, no caso da equipe do Vasco que se apresentou nesta “Copinha”, viu-se um grupo bem mais jovem que a média, jogadores franzinos (ainda em crescimento, alguns apresentando – talvez – sinais de má alimentação) e bastante inocentes (tática e tecnicamente) em campo. Cito especificamente o Vasco, pois o “Verdinho” (como chamamos o nosso Goiás Sub’20) o encontrou nas oitavas e pude observar toda a partida com atenção. Parecia que o Vasco tinha enviado para a “copinha” sua equipe do infantil. Os meninos do Goiás deram uma aula de futebol com a bola nos pés, enquanto que os meninos do Vasco assistiram a tudo, praticamente sem a bola nos pés.  Esta análise é importante, porque se o Vasco depender desta “base” para os próximos anos, meus amigos vascaínos (que ao todo são 5!!!!!) vão sofrer um pouquinho (mais) em breve.

Estamos cansados de saber que, em competições com fases “mata-mata”, nem sempre as melhores equipes chegam à final. Contudo, pelo que eu pude perceber e pelo que pude acompanhar, realmente além de Santos e Goiás que chegaram à Final, as equipes de Palmeiras, Bahia, São Paulo e Grêmio também se destacaram positivamente com vários jogadores talentosos. Mas não foi apenas isto. O que mais me impressionou foi a disciplina tática destas equipes. Vêm-se nessas equipes não somente um ajuntamento de jogadores novos que querem correr atrás da bola e que sabem driblar, mas um grupo que tem sido bem treinado e bem comandado pelas suas respectivas comissões técnicas.

Temos que ressaltar o fato de estarmos lidando com rapazes novos, todos ansiosos por ocupar um espaço na carreira. Sabemos que vários “futuros craques” que nosso imaginário futibolístico “fabrica”, nem chegam a se firmar, quando “sobem” para o time principal. Acontece. E muito!

Mas, para quem gosta de futebol, sempre é bom ver as categorias de base em campo. É a oportunidade para vermos esses jogadores ainda puros, sem vícios, sem máscaras, “gostando de jogar bola”. As categorias de base são o espaço onde ainda há um resquício de romantismo no futebol.

Mas corram que está acabando. Hoje quem manda no negócio são as emissoras de TV e os “empresários”. Há jogadores que saem direto da copinha para jogar em equipes do exterior. Nem chegam a vestir a camisa do time profissional.

Eu, se fosse empresário de jogador, investiria na compra dos “direitos” do Liniker (camisa 8 do “Verdinho”). Para mim, o melhor jogador do Goiás nesta edição da “copinha”. Vendo o garoto jogar, lembra o Luvanor (na minha opinião, o melhor jogador do Goiás nos últimos 40 anos).

AL-Braços
AL-©haer

O melhor da Copa São Paulo de Juniores


O melhor da "Copinha":

Deram uma medalha para o Marin...

...ele não precisou surrupiá-la, como tinha feito com a outra...

Essa ele ganhou !


AL-Braços
AL-Chaer

de volta

O "pôsti" anterior terminava nas vésperas da estreia (escrever estreia sem acento chega a dar coceira...) do Goiás na Série B de 2012. Era 17 de maio de 2012. Fiquei este tempão todo sem escrever, mas não foi nem por pirraça, nem por promessa. Foi por cansaço. Cansaço por "repetir de ano". O Goiás tinha sido rebaixado em 2010. Era para voltar à Série A em 2012, como foi da outra vez. Mas não voltou.

Acontece de time acostumado com a Série A cair para a Série B. De vez em quando cai um dos times Grandes. Às vezes, caem até dois "Grandes" na mesma temporada. Mas, quando o time tem vergonha na cara é "bate-volta". Fica somente um ano naquela Série de B*. 

E o Goiás patinou no ano de 2011...tomou vergonha e venceu a Série B de 2012. Agora pode colocar a segunda estrelinha amarela no peito. O objetivo era voltar para a Série A. Beleza! Mas, vencer a Série B não foi mais que obrigação, para uma equipe que nos últimos quarenta anos somente ficou fora da principal competição de futebol do país por não mais que quatro ocasiões. 

Andei um pouco com preguiça. Para escrever aqui. Continuo acompanhando tudo do meu Goiás. É verdade que, quando o Goiás caiu para a Série B em 2010, imediatamente liguei para cancelar meu pacote PFC da Série A. Uma moça atendeu.

- Senhor Alberto, antes de providenciarmos o cancelamento de seu PFC, precisamos saber qual o motivo?
- Meu time acaba de cair para a Série B.
- Senhor Alberto, então basta trocarmos o pacote da Série A para a Série B. Confirma?
- Moça, não confirmo e não me conformo. Por favor, não faz nem 15 minutos que Meu Goiás foi rebaixado...me ajuda: cancela esse PFC, por favor, tá?
- Senhor Alberto? Senhor Alberto? O senhor está na linha? Tá me ouvindo?
- Sim...
- Meu Deus...o senhor está chorando? Fica assim não...ano que vem seu time volta. Com fé !!!
- Com fé? É? Então BOTA FÉ NESSA MERDA AÍ E CANCELA ESSA PÔRRA DE PFC

Meu pacote de PFC foi cancelado, mas acho que a moça botou "quebranto" no meu Goiás em todo o ano de 2011.

Muita coisa aconteceu no futebol em 2012, mas nada que me trouxesse de volta para cá. Vocês viram: não escrevi aqui nem quando o Goiás garantiu o acesso de volta à Serie A. Quando sagrou-se campeão, aliás, Bicampeão da Série B, também nenhuma linha. No facebook, andei colocando ALguma coisa por lá.

Teve o título do "VAI CURINTIA". Isto merecia um "pôsti" especial, principalmente porque o "bando" foi de mais de 40 mil lá no Japão. Aquela migração de torcedores, eu nunca tinha visto. Mas também limitei-me a algumas linhas no facebook.

Os campeonatos regionais acontecem por todo esse Brasilzão (o Goianão'2013 já teve duas rodadas), os campeonatos europeus estão aí, a Champions League vem vindo, a Libertadores começou e, talvez eu escreva ALguma coisa em breve.

E mais breve!

AL-Braços
AL-©haer