(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Real Madrid se junta ao Barcelona


Então, no dia seguinte da eliminação do Barcelona na Copa dos Campeões, o Real Madrid também deixa escapar sua ida para a Final.

Cristiano Ronaldo – CR7 – agora vai “pedir calma” para a TV.

“- Pede calma MUITO!”
“- Pede calma MUITO!”


AL-Braços
AL-©haer

É o Futebol brincando de Futebol

Acontece.  De tempos em tempos, surge um time...tipo – para citar apenas outros 2 – o Santos de Pelé e o Ajax do Cruyff. E, antes que algum Leitorcedor abra a caixa de ferramentas, já vou logo emendando de primeira que esse time é o Barcelona do Messi.

O Barcelona conquistou treze(13) títulos nos últimos três(3) anos. Para mim, o mais importante é o décimo quarto e, por falar em 14 (lembrando o número da camisa do Cruyff), o Barcelona de 2012 é a Holanda de 1974 melhorada. Resultado de um trabalho de implantação de uma filosofia que já vem de mais de trinta anos.

E não é que uma semana mancha três anos? Vejam só...o Barcelona teve sua semana de inferno Chelseal...e, só para sangrar mais um pouquinho, entre os dois confrontos contra o time inglês, perdeu em pleno Camp Nou para o Rival Madrid, com direito ao CR7 comemorar gol “mandando” a torcida do Barcelona “ficar calma”, ou – em outras palavras – “de boa”.

Já começam a falar que esse timinho do Barcelona dá toquinho demais e não chuta de fora da área. Que o time está “cansando”. Que o repertório está se esgotando. Que já está sendo um tédio até para os jogadores ficarem com 72% de posse de bola. Tão falando que até o Guardiola tá a fim de sair.

Mas é Futebol, né? Se não fosse, a gente não tava AL-qui. Pois não é que o desacreditado Chelsea, com um jogador a menos desde o primeiro tempo, fechou-se lá atrás e não deu chances do Barcelona entrar com bola e tudo?

Tem hora que a bola não entra. Ou não quer entrar. Ou é obra dos Deuses do Futebol. Ou é arte do Sobrenatural de Almeida.

O culpado disto tudo é o técnico Mano Menezes...

Explico: o Mano Menezes não tem convocado o Ramires; pois o Ramires viu nestas partidas a oportunidade de mostrar ao Mano que ele tem condições de estar na Seleção...e o Ramires foi lá e “arrebentou” nas duas partidas. Na primeira, lá na Inglaterra, fez uma arrancada e deu um passe “a La Messi” para o Drogba marcar; na partida de volta, na Espanha, fez outra arrancada recebendo um lançamento e, de frente para o goleiro, deu uma “cavadinha” novamente “a La Messi”, marcando um golaço, o que ajudou o seu time a conseguir a classificação para a Final.

E o Messi ainda pedeu um pênalti !!!

Só falta o Chelsea, desfalcado de quase meio time, chegar lá em Munique e conquistar o título.

Falta pouco.


AL-Braços
AL-©haer

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Que defesinha é essa?!

Caríssima Leitorcedora Esmeraldina, Caríssimo Leitorcedor Esmeraldino.

Fiquei um tempo "de bôa". Na minha. Ver o Nosso Goiás "Repetir de Ano" na Série B...tem que ter muito controle da mente.  

Tava esperando as finais do Goianão-2012, para voltar a escrever aqui, mas - hoje - não aguentei:

"- Diz aí, Sr. Enderson Moreira! Aonde o Senhor quer chegar com essa defesinha? "

Peralá, né?

Outro dia, pelo Goianão, levamos 3 gols do Rio Verde. No clássico cotra "eles", levamos mais 3.

Agora, contra o América-MG, pela partida de volta na Copa do Brasil, novamente, sofremos 3 gols. Estávamos vencendo por 4 a 1...o América-MG, com um jogador a menos, marcou mais 2 gols  e só não empatou porque o árbitro "viu" um "perigo de gol" (que eles converteram) e marcou falta no goleiro Harlei.

...e o ano só está começando...

Tudo bem que marcamos 4 gols no América-MG e criamos várias outras chances.

Do meio de campo para frente, com a ajuda dos eficientes laterais Peter e Egídio, o Goiás tem envolvido bem as defesas adversárias, empreendendo um bom volume de jogo e posse de bola, criando opções para os atacantes e os demais que vêm de trás.

Mas a defesa está muito ruim. Tá faltando posicionamento.

Ai que saudade daquela zaga de três zagueiros do Geninho...


AL-Braços
AL-Chaer