(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

quarta-feira, 16 de março de 2011

Cadê a defesa do Goiás?

Insisto com a tese de que o esquema 4-4-2 é péssimo para o Meu Goiás. O zagueiro-artilheiro Rafael Tolói está gostando de ir para o ataque marcar seus golzinhos. Mas o sistema defensivo fica sempre vulnerável.

Na partida contra o Atlético, os dois gols sofridos na derrota por 2 a 0 mostraram – claramente – que a nossa zaga está mal treinada. E os laterais não estão dando conta da marcação. E o goleiro Harlei não está conseguindo orientar o posicionamento da defesa, ou, a defesa não acompanha os avisos de alerta do goleiro.

A saída, por enquanto, seria um esquema 3-5-2, com Rafael Tolói de volante, com mais liberdade para subir ao ataque, sem comprometer o esquema defensivo.

Se o miolo de zaga está fraco, devemos colocar mais um zagueiro lá, para diminuir os espaços pelo meio e, melhorar o sistema de marcação, especialmente nos lances de bolas alçadas para a nossa área. Os dois gols do Atlético foram de jogadas pela linha de fundo: uma pelo alto, outra rasteira. Nossa defesa foi facilmente envolvida nestas jogadas.

Nossa defesa não está confiável.


AL-Braço
AL-©haer 

Parecia estar tudo definido

Mas não está.

Após a primeira rodada do segundo turno do Goianão’2011, ouvi alguns comentarem que já podíamos considerar que Atlético, Anapolina, “eles” e o Meu Goiás se classificariam para as Semi-finais.

Veio a segunda rodada do segundo turno e a boa vitória do Goiás sobre a Anapolina e a goleada d’eles sobre o CRAC engrossavam o coro dos que já definiam os quatro classificados.

Contudo, a terceira rodada nos fez esperar mais um pouquinho. E, este “pouquinho” é porque o CRAC ainda não está morto, o Goiás perdeu o clássico para o Atlético e não está com sua situação definida e a Anapolina está caindo de produção.

Vejo que a situação mais desconfortável é da Anapolina, que terá pela frente um caminho mais difícil: ainda terá que enfrentar fora de casa o CRAC e o Atlético e, depois, recebe “eles”, lá em Anápolis.

Quanto ao Goiás, o único jogo difícil que ainda lhe falta é exatamente o confronto direto contra o CRAC, lá em Catalão. Como esta partida ocorrerá na penúltima rodada do segundo turno, pode ser que, até lá, o CRAC já esteja sem chances. Mas, se o CRAC ainda tiver chances (e se estas chances sejam superar o Goiás na tabela de classificação), será o tal jogo de “seis pontos”. Se o Goiás chegar nesta partida precisando vencê-la, sabemos que – mesmo que o CRAC não tenha mais chances – a partida será muito disputada.

Há duas partidas importantíssimas nas próximas duas rodadas. São os próximos confrontos do CRAC. No próximo Domingo, o CRAC vai ao Serra Dourada enfrentar o Atlético e, na quarta-feira seguinte, recebe a Anapolina em Catalão.

O campeonato goiano passará a ter uma novidade interessante se o CRAC aprontar para cima do Atlético. E, podemos dizer que esta é a “última chance” de colocar o CRAC na disputa. Imagino que o pessoal lá de Catalão também deve estar pensando assim.

Eu, particularmente, estou torcendo para que o CRAC vença o Atlético e que, baseando-me na queda de produção da Anapolina, o CRAC embala e vence a Anapolina, na partida seguinte, o que colocará fogo no Goianão’2011.

Seria ruim – especialmente para o Goiás – uma classificação antecipada, porque isto mascararia a real condição do time, que poderia se acomodar. Este time do Goiás, que está em formação, precisa de desafios e de dificuldades, para que possamos testar – realmente – quais jogadores têm condição de compor o grupo que vai disputar a Série B de 2011.

E, cá pra nóis, há muito tempo não via um Campeonato Goiano com um nível tão baixo. Isto é ruim, também, para Atlético e para “eles”, pois uma boa performance no Goianão não significa êxito nas Séries A e B do Brasileiro, respectivamente.

Este Goianão “engana” muito. E, sinceramente, se o Goiás não ficar entre os quatro semi-finalistas, isto será um desastre para a torcida, mas – talvez – não nos enganaríamos em pensar que este time que está aí seja favorito para voltar para a Série A do Brasileirão de 2012.

E, como eu quero saber o quanto antes, torço para o CRAC voltar a disputar uma vaga para as semi-finais do Goianão’2011.

Mas, eu tô achando que a Anapolina vai ser o “cavalo paraguaio” da vez, para a sorte deste time do Goiás e para o nosso azar (dos torcedores) que vamos continuar achando que – por enquanto – este time está dando pro gasto.

Que fique bem claro: pro gasto no Goianão.


AL-Braço
AL-©haer