(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Não se pode partir para cima

.

O técnico do Chile, o argentino Marcelo Bielsa, tinha duas opções: jogar fechadinho e contar com a sorte e a falta de sorte do ataque brasileiro, ou partir para cima, entusiasmado pelas declarações de Cruyiff, que afirmou que o time do Chile tem a melhor “troca de bola” da Copa de 2010, superior ao time da Holanda.

O que me fez observar melhor esta partida entre Brasil e Chile foi exatamente esta declaração de Cruyiff. Realmente, a equipe do Chile toca bem a bola e sabe manter a sua posse. Nesta partida as estatísticas apresentaram um empate técnico no fundamento posse de bola. Quem sou eu para contestar Cruyiff? Contudo, não é apenas posse de bola que garante as vitórias.

Bielsa optou por partir para cima do Brasil, uma equipe que tem um esquema defensivo muito bem postado, cujo miolo de zaga (Lúcio e Juan) parece ser o melhor de todas as equipes, isto sem falar no goleiro Júlio César, que está entre os três melhores do mundo, há um bom tempo (muitos afirmam que ele é o melhor do Mundo). Mas o Brasil não tem apenas uma defesa sólida. Com Kaká e Robinho em campo, os contra-ataques rendem ótimas jogadas, mesmo que Kaká jogue sentindo dores e mesmo que Robinho não tenha apresentado aquele brilho que tem jogando pelo Santos. Se a bola chega redondinha nos pés de Luís Fabiano, aí fica fácil. E se Kaká e Robinho sabem fazer uma coisa boa, essa coisa é tocar a bola redondinha.

Outra deficiência do time Chile: os jogadores chilenos têm uma estatura média inferior à maioria das equipes.

Foi assim que o time do Chile perdeu para o Brasil. No primeiro gol, escanteio cobrado (e muito bem cobrado pelo Maicon), Juan subiu mais que todo mundo e cabeceou forte: 1 a 0 para a maior estatura e a melhor impulsão.

Em desvantagem no placar, se antes o time do Chile já partia para cima do Brasil, então passou a buscar mais ainda seu gol. Ora, está mais que provado que, nesta Copa do Mundo, quem marca primeiro, dificilmente perde a partida. Também, partir para cima do adversário é quase se auto-decretar uma derrota honrosa. Foi assim, na partida entre Alemanha e Inglaterra. A Inglaterra partiu para cima no segundo tempo e levou dois gols de contra-ataque. Nesta partida entre Brasil e Chile, repetiu-se o filme: os chilenos levaram dois gols da mesma forma.

Se nós, brasileiros, reclamamos pelo futebol brilhante de Robinho (e temos direito, pois sabemos de suas qualidades técnicas), no entanto, nesta partida contra o Chile, Robinho foi o nosso jogador mais decisivo, porque soube executar com precisão duas jogadas de contra-ataque, esta jogada mortal que Alemanha, Holanda e Brasil sabem fazer com perfeição. No segundo gol do Brasil, Robinho arrancou pela esquerda, rápido, viu Kaká vindo voando do meio de campo e colocou a bola exatamente onde Kaká chegaria para, em apenas um toque, colocar Luís Fabiano frente a frente com o gol: Luís Fabiano driblou o goleiro e tocou para o gol vazio. Este gol “matou” as últimas esperanças de Bielsa, Cruyiff, Alliende, Neruda e de todos os chilenos. Já no terceiro gol do Brasil, numa ótima jogada individual de Ramires, Robinho acompanha a jogada e se posiciona na entrada da grande área, entre dois zagueiros; Ramires toca para Robinho, que já esperava pelo passe e já sabia o que fazer: bateu de primeira, de “chapa” no cantinho, sem chances para o goleiro. Pareceu fácil, mas a verdade é que precisa ser muito bom e ter muita tranquilidade e categoria para fazer o gol que Robinho marcou. Então, Robinho foi mesmo digno de ter sido escolhido como “the player of the match”.

Não custa lembrar que também foi de Robinho o passe em diagonal para Elano marcar o segundo gol contra a Coréia do Norte.

O time do Dunga é assim: não dá espetáculo, a defesa está bem firme e basta que Kaká e Robinho entrem em campo, para as boas jogadas serem construídas. Lá na frente, Luís Fabiano não perdoa. Se os próximos adversários vierem jogar a La Bielsa, podem preparar o caminhão do Corpo de Bombeiros, para o desfile em carro aberto, na volta.

Hoje entendi o porquê do apelido de “El loco” Bielsa.

AL-Braço
AL-©haer

Erros e Acertos

.

Mais um dia de Futebol na Copa do Mundo. Mais um dia de oitavas: Alemanha x Inglaterra e Argentina x México. Mais um dia de erros e acertos. Futebol é assim: feito de erros e acertos. Jogadores são seres humanos e os seres humanos acertam e erram. Vence quem acerta mais, ou quem erra menos.

Os árbitros e os auxiliares, também. São seres humanos. Mas são seres humanos especiais. Cada um deles têm duas mães: uma fica em casa e a outra eles levam para o estádio. A do estádio é aquela que xingamos.

A torcida inglesa xingou muito o árbitro. A torcida mexicana, mais ainda. Os árbitros cometeram erros grosseiros, mas comuns: uma bola que entrou e saiu, mas o gol não foi validado; um gol em impedimento, que foi validado.

Depois da “câmera lenta” e, mais recentemente, com o “tira-teima”, passamos a contabilizar a quantidade de gols irregulares (em impedimento) e a quantidade de impedimentos mal marcados, que sempre aconteceram no Futebol. As faltas (as marcadas e as não marcadas), os pênaltis (que aconteceram e os simulados) marcados ou não marcados, depois do “replay”, passamos a ver o quanto se erra na arbitragem. E a quantidade de gols com o auxílio da mão? Maradona, Túlio, Henri, Luís Fabiano (duas vezes na mesma jogada)...o Futebol é assim...o Mundo é assim...a Vida é assim.

Dos dois erros que aconteceram hoje, que são assunto em todo o Mundo, achei a não marcação do impedimento de Tévis pior do que a não validação do gol de Lampard.

No gol de Lampard, vamos dar um desconto e colocar na conta da Jabulani, que foi muito rápida. A minha conclusão é de que quem estava no estádio, sentado próximo do gol da Alemanha, deve ter visto que a bola entrou. Pela TV, o Mundo inteiro também viu. Mas quem deveria ter visto (o auxiliar e o árbitro), não viu. Não viu. É Futebol. Isto faz parte do “azar”. E não é de hoje não. Em 66, esse “azar” foi dos alemães. Agora, em 2010, o mesmo “azar” foi dos ingleses. Por falar em “azar”, esses ingleses são mesmo “azarados”, pois em 86 teve aquela “La Mano de Dios” e, na mesma partida, aquela pintura, aquele golaço, considerado o gol mais bonito da História das Copas.

Deixando os “azares” britânicos de lado, voltemos ao gol de Tévis em completo impedimento. O absurdo que vi, foi que o auxiliar não correu para o meio-de-campo, como recomenda a regra, quando um gol acontece. Ora, se ele ficou lá parado, era porque o gol foi irregular, portanto, não deveria ser validado. Então, o árbitro caminha ao encontro do auxiliar, para fazer a consulta. Após a “consulta”, o árbitro caminha para o centro e valida o gol. Não entendi qual foi a do auxiliar. Será que vai ter “leitura labial” da conversa deles dois?

- O quê que você está fazendo aí parado?
- É porque estou com cãimbras.
- Onde?
- No braço.
- A bola entrou?
- Entrou.
- Se entrou, foi gol. Não podemos repetir aquela cagada do jogo anterior.
- Mas o "filho de chupa-cabra” tava na banheira, com sabonete, bucha e patinho de borracha.
- Ele é feio, mas é asseado.
- Foi impedimento...
- Então, porque não levantou essa merda que você tem aí na mão?
- Já falei, tô com câimbras no braço.
- Perdeu. Vou dar o gol.
- No telão, o "filho de cruz-credo” está totalmente impedido. Olha lá...
- Vê se me respeita, seu bostinha. Eu sou árbitro de Futebol, não sou juiz de vídeo-game.

Vai render. “Se” o segundo tempo de Alemanha e Inglaterra começasse empatado em 2 a 2... “Se” o gol de Tévis fosse anulado, quando o time do México era melhor em campo... A verdade é que não tem “Se” que muda um placar de uma partida.

Por falar em erros e acertos, vimos que dois erros não podem acontecer nesta Copa de 2010:

-não se pode partir para cima do time da Alemanha, em hipótese nenhuma, porque os alemães sabem como acertar um contra-ataque;
 -não se pode perder a bola para o Higuain, na entrada da grande área, pois o artilheiro argentino sabe como acertar o caminho do gol.

Mas, voltando ao “azar”, o que muito se comenta é o tanto que o Mick Jagger é “pé-frio”. Torceu para os EUA, contra Gana. Torceu para Inglaterra, contra Alemanha. Estão falando que seus acessores solicitaram à CBF uma credencial para ele assistir ao jogo Brasil x Chile. A CBF está relutando em dar o ingresso...

Mas meu grande amigo Carlos Eduardo, o Carlão, já nos tranquilizou pelo twitter. O Mick Jagger não vai torcer para o Brasil...segundo o Carlão, o roqueiro “cold-foot-satisfaction” tem uns três filhos chilenos...
Fiquem tranquilos, Mick Jagger também deve ter uns 3 filhos no Chile. #satisfaction #Bra  sil!about 4 hours ago via web http://twitter.com/careduber )

vALeu, Carlão !!!

Por falar em Carlão, o Carlão é vascaíno e está adorando esta Copa de 2010. Ele não tem o que reclamar, porque faz mais de três semanas que o seu Vasco não perde.


AL-Braço
AL-©haer

domingo, 27 de junho de 2010

Úrsula Maff: vALe a LeiturA !!!

Caríssima Leitorcedora. Caríssimo Leitorcedor.

Segue uma dica de leitura: é o Blog da "Úrsula: um cão de opinião".

O nome dela é Úrsula Maff. Ela é alemã.
.

Úrsula Maff, alemã de raça, mas com o Brasil no coração
.
Seus textos são muito interessantes e neste aí, ela estabelece uma comparação muito bem sedimentada entre os técnicos Dunga e Maradona.

Segue o linque:

http://ursulamaff.blogspot.com/2010/06/dunga-e-maradona-duas-faces-da-mesma.html

Boa LeiturA!!!


AL-Braço
AL-©haer

pALpite

Anotaí:

Gana: semi-finalista!


AL-Braço
AL-©haer

Nas mãos dos goleiros

.

Nesta Copa de 2010, temos visto que a maioria das equipes se defende bem. Ou melhor dizendo, defendem melhor do que atacam. Os defensores de uma equipe têm se saído melhor que os atacantes adversários. As estatísticas confirmam, pelo baixo número de gols marcados. E, em se tratando de estatísticas, a goleada que Alemanha aplicou no time da Austrália e a goleada de Portugal sobre a Coréia do Norte ficam de fora, por estarem longe do desvio-padrão.

Imagino que o sonho de consumo de todo técnico é conseguir armar um time a La Mourinho...

No primeiro dia das oitavas, as partidas foram bem movimentadas. Nos meus pALpites, eu disse que a Coréia do Sul iria complicar para o Uruguai e foi quase isto. Cheguei a sentir um cheiro de listras brancas e pretas (explico: é que eu também sou poeta visual e, com o tempo e o ofício, já aprendi a sentir o cheiro das cores). Após o gol de empate dos coreanos, eles tiveram uma ótima chance de virar a partida, mas o chute foi nas mãos do goleiro. Na outra partida, o time de Gana me surpreendeu, porque, pelo fato de o time dos EUA ser muito mais organizado taticamente e pela responsabilidade que está sobre os ombros dos ganenses (a única equipe africana a seguir na competição), imaginava que os EUA venceriam fácil.

Apesar de que tivemos mais movimentação, o resultado em termos de gols marcados ainda segue o padrão desta Copa: quem marca primeiro, dificilmente perde a partida; e só tivemos duas “viradas” até o momento e é raro uma equipe marcar 3 gols.

Uruguai e Gana não foram muito superiores à Coréia do Sul e aos EUA. Não. Então, o que é que fez a diferença a favor de Uruguai e Gana?

Fácil: os goleiros. O filósofo contemporâneo Nenem Prancha dizia que “posição de goleiro é tão ingrata, que onde ele joga nem grama nasce”. E, a maior verdade do Futebol é que todos podem falhar, menos o goleiro. Nesta Copa da África, se o atacante isola a bola, é culpa da Jabulani. Se o goleiro reclama da Jabulani, aí é desculpa de frangueiro.

Infelizmente, o que decidiu a favor de Uruguai e Gana foram duas falhas de goleiros. No primeiro gol do Uruguai, o goleiro sulcoreano não interceptou um cruzamento de Forlán, uma bola fácil, que passou do lado dele indo encontrar o atacante uruguaio Suárez, que marcou com o gol vazio. E o segundo gol de Gana, apesar de ter sido um chute muito forte, foi no rumo do goleiro norteamericano: se ele não estivesse com as pernas flexionadas, a bola explodiria no seu peito (antes que os observadores de plantão reclamem, tudo bem, a bola teria arrebentado a cara do goleiro, mas não entraria).

Esta Copa de 2010 está nas mãos dos goleiros. Literalmente. Quem tiver o goleiro que falhar menos, será o Campeão.

AL-Braço
AL-©haer

sábado, 26 de junho de 2010

Definido o restante dos emparelhamentos

. 

Encerrados os jogos dos Grupos E, F, G e H, seguem os pALpites para os confrontos definidos:

Holanda x Eslováquia
A Eslováquia jogou bem contra a Itália. Mas a Itália foi um fiasco nesta Copa de 2010. O time da Holanda foi 100% na fase de grupos. Aliás, a Holanda é 100% desde as eliminatórias. A Holanda manterá o 100%.

Brasil x Chile
Do Chile, o Brasil passa. Do Chile.

Paraguai x Japão
Japão. Explico: Zico é meu Ídolo. Dá-lhe "Dico" !!!

Espanha x Portugal
Este jogo vai ser uma Guerra Ibérica. Os portugueses vão bater a La Costa do Marfim. Este jogo tá com cara que vai para a prorrogação. A Espanha segue. Para onde? Para Johannesburgo ou para casa? Vai saber...


AL-Braço
AL-©haer

Melhores momentos na Copa 2010

verde e amarelo no céu de anil - I
.
.
verde e amarelo no céu de anil - II
.
.
Laura, torcedora
.
.
Laura e o "papai querido do ano"
.
.
não pode faltar café
.
.
ALté a camisa tem poesia visuAL
.
.
camisa em homenagem a meus alunos de Engenharia Civil
.
.
o número 1 é uma viga em balanço com uma carga concentrada;
.
o número 0 é um estribo, armadura de cisalhamento para concreto;
.
(representam as disciplinas que ensino: 
análise de estruturas e concreto armado)

AL-Braço
AL-©haer

Os pontos fracos da Seleção do Dunga começam a aparecer

.

É bem verdade que o empate classificaria tanto Brasil como Portugal, o que aconteceu.

Também é verdade que o time de Portugal é bem melhor que Coréia do Norte e Costa do Marfim, o que indicava que o Brasil teria mais dificuldades neste confronto, do que nas partidas anteriores, o que foi confirmado.

Dunga teria que substituir Kaká, por suspensão automática e Elano, que não se recuperou totalmente. Segundo sua coerência (ou, melhor dizendo, “de dentro de sua cabeça dura”), Dunga fez o previsível: o substituto de Kaká era o Júlio Baptista, enquanto que, para a saída de Elano, quem entraria seria o “curinga” Daniel Alves.

A surpresa ficou por conta da entrada de Nilmar como titular no lugar de Robinho.

Eu achava que Dunga recuaria Robinho para o meio de campo, fazendo a função de Kaká, e colocaria Nilmar lá na frente junto ao Luís Fabiano. Apesar de que Robinho não rendeu o que se esperava dele nas duas primeiras partidas, na impossibilidade de se escalar o Kaká, eu gostaria de ver a formação com Robinho, Nilmar e Luís Fabiano. Mas, o desmancha-prazeres Dunga, mais uma vez veio com a sua “coerência”.

Gostei de ver Nilmar em campo. Na minha opinião, os cinco jogadores desta Seleção do Dunga que se destacam por apresentar um Futebol “acima da média” são: Júlio César, Juan, Kaká, Robinho e Nilmar. O restante são “operários”, que fazem o básico, sem criatividade (muitos nem a tem), em função do esquema tático, cumprindo – à risca – as orientações defensivas do treinador.

Nilmar é habilidoso, rápido, posiciona-se muito bem em campo e, dentro da área é daqueles atacantes que “sabem onde a bola vai estar”. Contudo, Nilmar precisa de que os meias saibam enfiar a bola em diagonal nos espaços onde ele – rápido – sempre chega. No meio de campo não tinha nem Kaká, nem Robinho. Jogavam Daniel Alves e Julio Baptista. Daniel Alves não esteve num dia bom e Júlio Baptista esteve nos “seus melhores dias”, ou seja, o meio de campo praticamente não existiu com relação às jogadas de ataque.

Enquanto Brasil e Portugal tentavam marcar um golzinho, o Brasil teve muita dificuldade de realizar jogadas pelo meio da defesa de Portugal. O mesmo acontecia pelo lado de Portugal, que não tinha pela frente aquela defesa(?) da Coréia do Norte. Cristiano Ronaldo é muito bom, mas parece que está mais para Cristiano do que para Ronaldo.

É bem verdade que, após 10 minutos do segundo tempo, tanto os jogadores de Brasil, quanto de Portugal, entenderam o óbvio: que era melhor deixar de dar “trombada” e seguirem empatados até o final, o que seria bom para o Samba e para o Fado, para a Feijoada e para o Bacalhau.

Mas, enquanto houve disputa, a única novidade boa deste time do Dunga foi a presença de Nilmar em campo. Sem Kaká e Robinho, a bola passa muito pelos pés de outros jogadores, o que revela a falta de talento da maioria e expõe a fragilidade de alguns jogadores, por exemplo, Michel Bastos e Felipe Melo. Da maneira com que Gilberto Silva está jogando, a continuar assim, ele jogará até os 50 anos de idade, sem problemas. Não corre muito e só dá passe de segurança, para os lados, ou para trás, o que não leva a nada. Outro problema sério: tem hora que Lúcio pega a bola, abaixa a cabeça, abandona a defesa e tenta resolver tudo sozinho...sem noção! Realmente, esta seleção do Dunga é uma cópia piorada da Seleção de 94.

Nesta Copa de 2010, quem marca primeiro abre uma vantagem enorme. Contra Portugal, o Brasil não conseguiu marcar, já estava classificado e o empate o colocava em primeiro do grupo.

Agora vem os mata-mata. Fico imaginando como será o comportamento do Brasil se o adversário marcar primeiro...

...Kaká e Robinho vão ter que “jogar tudo que sabem” de agora para frente.  


AL-Braço
AL-©haer

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Japão desencanta

.

Torci muito para o Japão, quando Zico era o técnico.

Hoje o time do Japão lavou a alma. Venceu a Dinamarca por 3 a 1. É uma marca para o Japão, que conseguiu a sua classificação, mas é também uma marca para esta Copa, pois poucos times conseguiram marcar mais de 2 gols em uma partida até o momento.

E, para homenager “Dico” (como os japoneses o chamam), nada melhor do que dois gols de falta, o segundo, a La Zico!

Gostei. E já adianto mais um pALpite para as oitavas: Paraguai volta para casa e Japão segue.

E por falar em time de samurai, trazemos hoje a bela e famosa atriz japonesa de “O último Samurai”.

Koyuki Kato:
.

 .

 .

 .

 .
.

 .


AL-Braço
AL-©haer

A partida mais emocionante até agora

.

Tivemos hoje, nos últimos 25 minutos do jogo entre Eslováquia e Itália, os momentos mais emocionantes desta Copa. Antes, a partida se arrastava em 1 a 0 para a Eslováquia, quando nada dava certo para o time da Itália. E, apesar de que era o ataque do time italiano que não funcionava bem, colocavam na conta do goleiro Marchetti, que substituía o lesionado Buffon, a responsabilidade pelo primeiro gol da Eslováquia.

Eis que o técnico Marcello Luppi coloca Pirlo (que não estava totalmente recuperado da contusão) e, mesmo que Pirlo não tenha produzido muito, só pelo fato de sua presença em campo, isto encorajou a equipe da Itália, que partiu para cima da Eslováquia, tentando o empate, o que lhe daria a classificação, caso a partida entre Paraguai e Nova Zelândia também terminasse empatada.

Era a Itália no ataque e a Eslováquia se defendendo. Contudo, nesta Copa, infelizmente não há como atacar sem se preocupar em se defender, ou melhor, a receita tem sido defender-se, para – se der – atacar em contra-ataques.

E o castigo veio para a Itália. Não conseguia empatar e sofreu mais um gol dos Eslováquios. Parecia que a partida estava definida, pois já eram quase 30 min do segundo tempo, mas a Itália fez uma ótima triangulação no ataque e descontou, aos 38min. E tome Itália rumo ao empate. Mas, aos 43 min, os italianos bobearam na defesa: a Eslováquia cobrou um lateral direto para a grande área, nas costas da zaga italiana; Kopunet entra na corrida e, na saída do goleiro, toca por cima para fazer 3 a 1. Já nos acréscimos, parecia que o placar estava definido. Que nada! Quagliarella vê o goleiro eslováquio adiantado e chuta por cobertura, de fora da área, no ângulo, um golaço. O tempo se esgotava, mas a Itália ainda teria uma ótima chance de gol: na entrada da pequena área, um chute torto, a bola para fora. A Itália fora da Copa.

Computando toda a partida, a Eslováquia foi melhor. E a Itália demorou muito a reagir. Faltou tempo. Mas também faltou pontaria e tranquilidade à equipe da Itália.

Foi uma surpresa ver a última Campeã (tetra-campeã) voltando para casa já na fase de grupos. E quem imaginava que a Itália ficaria na lanterna de seu grupo? Só para comparar, equipes como África do Sul, Coréia do Sul, Grécia, Eslovênia, Austrália, Sérvia e Nova Zelândia pontuaram mais que os 2 pontinhos que a Itália conquistou.

Realmente, a Itália só acordou para a Copa nos 25 minutos finais da terceira partida da fase de grupos. É muito pouco e já era tarde.

AL-Braço
AL-©haer

Definida a metade dos emparelhamentos

.

Encerrados os jogos dos Grupos A, B, C e D, já temos a formação de metade dos emparelhamentos.

Surpresas?!

A França ter ficado de fora, por tudo que vimos (uma equipe envelhecida, com problemas dentro e fora de campo, com um técnico pré-demitido e emburrado) não foi nenhuma surpresa. Foi a lógica.

A anfitriã Africa do Sul não conseguiu passar para as oitavas, mas considerando a tradição de equipes como Uruguai e México, isto também não foi surpresa.

Antes de iniciar a Copa, eu apostava que seria a Nigéria que se classificaria em segundo lugar atrás da Argentina. Então, considerando minha previsão, fiquei surpreso por ver a Coréia do Sul indo para as oitavas, no lugar da Nigéria.

Outra surpresa negativa foi ver que o time da Inglaterra marcou apenas 2 gols em três partidas, vencendo apenas a Eslovênia, por 1 a 0. Mas, neste mesmo grupo, vimos os EUA com bons valores individuais, com muito volume de jogo (o time ataca muito e com rapidez) e um bom conjunto. A sensação que tenho é que, como o Futebol (soccer) não é a paixão nacional norteamericana, seus jogadores não entram com tanta responsabilidade e jogam mais “leves”, com os resultados aparecendo; ficaram em primeiro lugar no grupo da Inglaterra.

A única zebra desta Copa até o momento foi mesmo a derrota da Alemanha para a Sérvia, por 1 a 0. Estes foram os únicos 3 pontinhos que o time da Sérvia conquistou, terminando em último no grupo. Austrália também não representa muita coisa, de modo que Gana deu sorte e, com apenas 2 gols marcados, em função dos demais resultados, acabou conseguindo seguir às oitavas.

Vamos, então, aos pALpites para os confrontos das oitavas já definidos:

Uruguai x Coréia do Sul
Duas escolas diferentes. O Uruguai é favorito. Apesar de que a Coréia do Sul só venceu a Grécia, estou sentindo cheiro de pijama, de listras pretas e brancas...imagino que a Coréia do Sul vai se fechar lá atrás. Se o Uruguai não conseguir marcar um gol, esta partida tá com cara que vai para a disputa de pênaltis.

Estados Unidos x Gana
Aquela frase “Yes, we can” continua forte…apesar de que toda o continente africano, a Venezuela, Cuba, Irã, o Presidente e sua candidata guerrilheira estarão torcendo para Gana, se os árbitros não aprontarem (na intenção de fazer com que Gana seja a “Coréia do Sul de 2010”), os EUA definirão sua classificação às quartas, ainda no primeiro tempo. O time dos EUA está começando a “gostar do jogo”. Yes, they can play soccer!

Argentina x México
Se o México não conseguiu vencer o Uruguai, não vai ser para cima da Argentina que eles vão aprontar. Imagino que o time de Messi vence no tempo regulamentar. Se for para a prorrogação, o time do México não terá pernas para acompanhar e a Argentina marcará mais de um gol na prorrogação.

Alemanha x Inglaterra
Este vai ser o confronto mais complicado das oitavas. Eu torço para a Alemanha vencer (e bem!), mas esta partida é a chance que a Inglaterra tem para mostrar ao que veio nesta Copa. Vai que a Inglaterra marque primeiro...a Sérvia marcou um gol na Alemanha e ficou nisto...mas um raio não cai duas vezes no mesmo lugar...se a Inglaterra passar, vai querer ser a Itália de 82...sei não...eu gostaria muito de ver um confronto entre Alemanha e Argentina nas quartas.

Caríssimo Leitorcedor, hoje não teremos “fotinhas”. Em compensação, resolvi digitar Alena Seredova no YouTube...

...em movimento...ALgora entendi perfeitamente o significado da célebre frase:

“uma imagem vale mais que 1000 palavras”

(Copie aqui ó: Alena Seredova e cole lá em http://www.youtube.com/ coloque o som...”pra piorar” ela fala em italiano...)

cALma, ALmigo, pegue um atALho e assista antes este ALqui:



AL-Braço
AL-©haer

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Polêmicas à espanhola

.

Entra copa, sai copa e a sempre temida Espanha entra “fúria” e sai devendo. Nesta Copa de 2010, então, a Campeã da Europa e a Primeira do Ranking da FIFA é – mais uma vez – a grande expectativa.

É nítida a ansiedade dos jogadores espanhóis. Na partida contra a Suíça, esbarraram numa das defesas mais sólidas desta Copa, não marcaram gol e, dentre todos os favoritos ao título, a Espanha foi a única que perdeu na estréia. Veio a segunda partida, contra Honduras. O time da Espanha jogou muito bem, dominou a partida, mas se deu ao luxo de até perder um pênalti. Era a Honduras, eu sei, mas parece que os atacantes da Espanha querem entrar com a bola e tudo dentro do gol adversário. Envolvem a defesa, com toques rápidos, sempre com um companheiro bem posicionado para receber a bola, mas demoram a chutar em gol e, muitas vezes, por preciosismo, perdem as chances de gol e acabam complicando o que poderia ser mais simples. Os espanhóis venceram Honduras por 2 a 0, o que era obrigatório, contudo, na opinião da maioria, a “Fúria” ainda não chegou na África do Sul.

A cobrança é muito grande, pela imprensa espanhola, o que já era esperado. Mas o que não era esperado foi a polêmica que foi gerada após a derrota para a Suíça. Puseram a culpa da derrota na conta do goleiro Casillas. O motivo: durante os jogos, Casillas presta mais atenção à sua namorada, do que na Jabulani.

A situação é inusitada, mas tem sentido. A namorada de Casillas é a jornalista esportiva Sara Carbonero, eleita a jornalista mais bela do mundo esportivo. Além de bonita, dizem que ela tem muito carisma e, lá na Espanha ela é uma espécie de “namoradinha” dos telespectadores.

Pois não é que Sara Carbonero está “cobrindo” a Copa da África lá do gramado? Bem ali atrás do gol do Casillas.
.
.
.
.
.
Caríssimo Leitorcedor, preste atenção. Coloque-se no lugar de Casillas (este exercício mental faz muito bem, garanto!). 

A pergunta é: 

Você ficaria de olho na Jabulani ou na Sara Carbonero? 
Qual você “cataria” primeiro?

Sara Carbonero (“cata que é sua, Casillas!”)


 .
.

.
.

.

.

.
.
.
.

.

.
.

.

.

.

AL-Braço
AL-©haer 

Festa Portuguesa e Festa Russa, com certeza!

.

Os jogadores de Portugal entraram em campo com duas responsabilidades: de luto, reverenciavam o patrício Prêmio Nobel de Literatura José Saramago; e tinham que vencer a Coréia do Norte, com o maior número possível de gols. Sabemos que não tá fácil aplicar goleada em jogo de Copa do Mundo. Eu tava torcendo para que Portugal aplicasse uma goleada no time da Coréia do Norte, para que a classificação de Costa do Marfim ficasse cada vez mais difícil.

O primeiro tempo terminou 1 a 0 para Portugal, magro. Mas foi só começar o segundo tempo e aos 8min já estava 2 a 0. Daí para frente, pareceu enredo do livro “Ensaio sobre a Cegueira”: a defesa da Coréia do Norte foi ficando totalmente cega e os atacantes de Portugal eram os únicos que viam a bola, que entrou mais 5 vezes dentro do gol dos nortecoreanos.

É sabido que Saramago não acreditava em Deus. Não sei se ele gostava de Futebol. Mas imagino que nem os portugueses mais religiosos teriam pedido aos céus uma goleada de 7 a 0. Em Copa do Mundo, pedir a Deus uma goleada deste tamanho, seria um pecado já na intenção, comparado à gula e à luxúria. Só sei que os Deuses do Futebol conspiraram a favor de Portugal, nesta vitória sobre a Coréia do Norte. Portugal ficou muito perto da classificação, mesmo se vier a perder do Brasil, na próxima sexta-feira.

O curioso, nesta partida, foi que os gols de Portugal iam saindo e nada de gol do astro Cristiano Ronaldo, que não marcava gols em partidas oficiais havia quase dois anos. Mas, dentre os 7 gols, pelo menos um tinha que ser de Cristiano Ronaldo: ele fez o sexto gol desta goleada. E, para provar que os Deuses do Futebol, além de permitirem esta goleada, também queriam um gol do Cristiano Ronaldo, a jogada deste gol também foi curiosa: Cristiano Ronaldo divide com o goleiro adversário e passa da bola; a bola também queria ver um gol dele, pois como se tivesse ímã, subiu pelas suas costas, fez um afago na sua cabeça, para cair bem na sua frente, com o gol vazio, Cristiano Ronaldo só teve o trabalho de colocar e sorrir.

Por falar em sorrir, Cristiano Ronaldo está sorrindo o tempo todo. Sorri quando se toca o Hino de Portugal. Sorri quando o gol não sai. Sorri quando seus companheiros marcam os gols. Sorri até da sua má sorte, quando erra gols.

Mas eu imagino o porquê de Cristiano Ronaldo estar sorrindo à toa. E não é por causa do Futebol não. É que ele está namorando a modelo russa Irina Shayk e dizem que ele já declarou que “essa é para casar”, com todo o sotaque português que ele tem direito.

Caríssimo Leitorcedor, a recomendação continua a mesma: vá no Google, buscando por imagens, e digite Irina Shayk, respire fundo e entenda o verdadeiro significado daquela máxima portuguesa, que está no prefácio de “O Eu profundo e os outros Eus” do genial poeta português Fernando Pessoa: “navegar é preciso, viver não é preciso”...

...veja o que o Cristiano Ronaldo está vendo bem de perto, o que poderia ser um enredo de “O Ensaio sobre a Visão”.

Irina Shayk:

  
.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

.

.

.
.

.

.
.

AL-Braço
AL-©haer